Estrela de Belém pode ser vista na noite de hoje, 21

Estrela de Belém
Foto: Unsplash

A Estrela de Belém é um fenômeno astronômico raro. Saiba mais.

A Estrela de Belém, retratada no Natal, é real e pode ser vista na noite desta segunda-feira, 21. Trata-se de um evento astronômico da aproximação dos planetas Júpiter Saturno e poderá ser observado de qualquer parte da Terra. 

A “Estrela do Natal” será visível de qualquer lugar da Terra por cerca de uma hora após o pôr do sol durante toda a quarta semana de dezembro, mas hoje ela aparecerá mais brilhante.

O alinhamento dos dois planetas é extremamente raro, acontece a cada 20 anos ou mais. Essa conjunção é excepcionalmente rara por causa de quão próximos os planetas. ”Você teria que voltar até pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226 para ver um alinhamento visível desse no céu noturno”, explicou o astrônomo Patrick Hartigan, pesquisador da Rice University, em entrevista a Forbes.

De acordo com Patrick, Júpiter e Saturno vão chegar tão perto que os observadores da Terra podem achar que os dois irão colidir. “A Grande Conjunção” nas circunstâncias que acontecem hoje, só foi documentado durante a Idade Média.

Estrela de Belém

A Estrela de Belém é, de acordo com a tradição cristã, uma estrela muito brilhante que cruzou o céu do Oriente indicando o nascimento de Jesus.

Algumas hipóteses se formaram sobre esse fenômeno, inclusive que a suposta estrela era a Grande Conjunção dos dois planetas. O retorno do evento nos dias antecedentes ao Natal, fizeram o nome ganhar ainda mais força.


Veja também

Siga-nos nas Redes Sociais

Novos Caminhos: plataforma oferecerá curso de especialização para professores

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!


DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome