A Estrela de Belém é um fenômeno astronômico raro. Saiba mais.
A Estrela de Belém, retratada no Natal, é real e pode ser vista na noite desta segunda-feira, 21. Trata-se de um evento astronômico da aproximação dos planetas Júpiter e Saturno e poderá ser observado de qualquer parte da Terra.
A “Estrela do Natal” será visível de qualquer lugar da Terra por cerca de uma hora após o pôr do sol durante toda a quarta semana de dezembro, mas hoje ela aparecerá mais brilhante.
O alinhamento dos dois planetas é extremamente raro, acontece a cada 20 anos ou mais. Essa conjunção é excepcionalmente rara por causa de quão próximos os planetas. ”Você teria que voltar até pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226 para ver um alinhamento visível desse no céu noturno”, explicou o astrônomo Patrick Hartigan, pesquisador da Rice University, em entrevista a Forbes.
De acordo com Patrick, Júpiter e Saturno vão chegar tão perto que os observadores da Terra podem achar que os dois irão colidir. “A Grande Conjunção” nas circunstâncias que acontecem hoje, só foi documentado durante a Idade Média.
Estrela de Belém
A Estrela de Belém é, de acordo com a tradição cristã, uma estrela muito brilhante que cruzou o céu do Oriente indicando o nascimento de Jesus.
Algumas hipóteses se formaram sobre esse fenômeno, inclusive que a suposta estrela era a Grande Conjunção dos dois planetas. O retorno do evento nos dias antecedentes ao Natal, fizeram o nome ganhar ainda mais força.
Veja também
Siga-nos nas Redes Sociais
Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.
Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!