IPVA, DPVAT e Licenciamento: Veja como ficam os impostos de 2022 para os motoristas de MG

Publicidade

Veja as datas de pagamento dos impostos para os motorista de MG em 2022.

Confira as datas e valores dos impostos para os motorista de MG. O IPVA, DPVAT e a Taxa de Licenciamento já foram divulgados em 2022, confira abaixo:

IPVA

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) informou nesta quinta-feira (6) que até o momento, a base de dados disponível no site www.fazenda.mg.gov.br para consulta e emissão de guias do imposto contempla apenas os veículos registrados em Minas Gerais até 1º de janeiro de 2021. Portanto, veículos registrados no Estado após essa data constarão na segunda base de dados, que ainda está em atualização.

A orientação da SEF/MG é para que os contribuintes aguardem o lançamento oficial do IPVA 2022, previsto para a segunda quinzena de janeiro.

Na oportunidade do lançamento do IPVA 2022, os dados já estarão disponíveis para pagamento diretamente nos agentes arrecadadores apenas com a informação do Renavam, sem a necessidade de guia.

Publicidade

Com relação a eventuais diferenças entre os valores pagos em 2021 e os apresentados para 2022, é preciso o contribuinte observar questões como a incidência ou não do desconto do programa Bom Pagador; opção ou não do pagamento em cota única, com desconto; data de aquisição no caso de veículo 0 km, pois o imposto é calculado proporcionalmente ao número de dias que o veículo estará de posse do proprietário; dentre outros fatores que precisam ser apurados, em casos específicos.

Segundo o governador Romeu Zema, o valor do IPVA 2022 em MG será congelado, devendo ser o mesmo valor pago em 2021.

Outra novidade é que o IPVA em 2022 começará a ser pago somente em março, confira a tabela abaixo:

Escala de pagamento IPVA 2022 MG

DPVAT

Os motorista ficarão isentos do DPVAT – Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos – em 2022, pelo segundo ano seguido, a medida foi aprovada no último dia 17 pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão vinculado ao Ministério da Economia. Leia a matéria completa aqui

Taxa de Licenciamento

Segundo o Detran MG o valor da taxa de Licenciamento em MG para o ano de 2022 será de R$ 135,95 e deve ser paga até o dia 31 de março de 2022 – independentemente do final da placa.

O documento que agora é somente eletrônico, dispensa a impressão e o envio pelos correiros, mas continua sendo cobrado. De acordo com a Secretaria de Fazenda de Minas Gerais, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) é necessária para custear as manutenções e as melhorias periódicas no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para garantir a segurança e a autenticidade dos dados.

CRLV

O Governo de Minas Gerais anunciou que vai suspender a exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) referente  ao ano de 2021. Com isso o documento, que estava sendo exigido nas fiscalizações de trânsito desde 1° de janeiro de 2022, passará a ser obrigatório a partir de 1° de junho.

Com informações de Agência Minas e autopapo


Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Publicidade

2 COMENTÁRIOS

  1. Olha… eu particularmente, não tenho de que reclamar, haja vista o nosso governo Romeu Zema não ter aumentado o IPVA como muitos estados por aí adotaram esse aumento que pra mim é abusivo, a gente tem mais é de agradecer, Isso foi maravilhoso. Eu por ex:. Tenho um veículo que no ano passado, paguei o IPVA: 1.419,00, esse ano se fosse pagar com aumento, seria quase 2.000 reais.
    Me perdoem, mas tem pessoas que reclamam atoa. Parabéns Governador

  2. Isso e um absurdo e fazer agente de bobo com esse de isentar o seguro DPVAT que e uma mixaria e aumenta o licenciamento que era de 112,00 reais pra 135,00 só nesse aumento já tá pagando o DEPVAT e ainda sobrando dinheiro esse e o nosso Brasil pais da vergonha!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui