Mesmo sem contribuir com o INSS idoso pode receber benefício. Saiba como solicitar

Benefício para idoso
Imagem de sarcifilippo por Pixabay

Os idosos têm direito de receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social.

Idosos com mais de 65 anos e que não possuem renda suficiente para manter a si mesmo e à sua família, conforme os critérios definidos na legislação, têm direito a receber um salário mínimo mensal, mesmo sem contribuído para o INSS.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) é concedido para oque idoso que comprovar que a renda por pessoa do grupo familiar é inferior a 1/4 do salário-mínimo .

Esta renda será avaliada considerando-se o salário do beneficiário, do esposo(a) ou companheiro(a), dos irmãos solteiros, dos filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que residam na mesma casa.

Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído para o INSS para ter direito a ele. No entanto, este benefício não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.

O atendimento para a solicitação do benefício é feito à distância, não sendo necessário ir pessoalmente nas unidades do INSS, a não ser quando solicitado para eventual comprovação.

Para solicitar o benefício é preciso fazer o cadastramento do beneficiário e sua família no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.

As famílias já inscritas devem estar com o CadÚnico atualizado (máximo de 2 anos a última atualização) para fazer o requerimento no momento da análise do benefício.

A solicitação deve ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo Google Play (Android) ou Appe Store (iOS). Também é possível fazer o pedido pelo site do Meu INSS, neste link

Veja o passo a passo:

  • Faça login no sistema, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos.
  • Clique em “novo requerimento”, “atualizar”,  atualize os dados que achar pertinentes, e clique em “avançar”. Digite no campo “pesquisar” a palavra “idoso” e selecione o serviço desejado.
  • O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação.

O acompanhamento do andamento pode ser feito no site ou aplicativo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.

Documentos que poderão ser solicitados pelo INSS:

  • Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver.
  • Documentação em casos específicos: saiba mais

Canais de atendimento:


whatsapp varginha digital noticias

Veja também

Siga-nos nas Redes Sociais

Novos Caminhos: plataforma oferecerá curso de especialização para professores
logo varginha digital

Varginha Digital
Notícias de Varginha e região direto no seu celular.
Informação com credibilidade, Varginha em um clique!

1 COMENTÁRIO

  1. Gostaria de saber quando o senado e a câmara de deputados vão começar a rever a situação dos idosos porque já foi feita a votação do povo obteve mais de vinte e seis mim votos idosos não aguenta mais essa situação dos parlamentares ficar só nos votos tem que colocar o mais rápido possível na votação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome