Varginha registra 118 queimadas em 45 dias

Publicidade

As queimadas foram provocadas em áreas florestais e pastos.

Desde o dia 1 de junho foram registradas 118 queimadas, sendo sete incêndios em áreas florestais e 111 em pastos, reservas ou lotes urbanos, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Com dois meses de estiagem o risco de queimadas aumenta. De forma direta, as queimadas geram destruição ambiental dos biomas e áreas que elas afetam, e elas também emitem gases poluentes e fumaça, que causam mal à saúde do ser humano, quando inalados imediatamente.

As queimadas também provocam danos à rede elétrica, deixando hospitais, comércios e escolas sem energia. De acordo com um levantamento realizado pela Cemig, que cerca de 20 mil clientes (unidades consumidoras) ficaram sem energia entre janeiro e abril de 2022, após 34 interrupções causadas pelas queimadas.

A Guarda Civil Municipal de Varginha orienta principalmente os proprietários de terrenos baldios a adotarem práticas que ajudem a evitar a incidência das queimadas como a limpeza completa da área, a retirada de entulhos e lixos e, se possível, a colocação de cercas ou construção de muros.

Publicidade

Queimada é crime

Vale lembra que provocar queimadas é crime (artigo 250 do Código Penal e artigo 41 da Lei 9605/98) com penas que variam de 2 a 6 anos de prisão, além do pagamento de multa.

Existe ainda a Lei Municipal 4.876/2008, que prevê que no caso do autor da queimada não seja flagrado no ato ou identificado por terceiros, o proprietário do terreno atingido será responsabilizado.

Ainda conforme esta lei, que dispõe sobre a limpeza de faixa de domínio e de terrenos urbanos baldios, “todos os proprietários ou possuidores, a qualquer título, de faixa de domínio e terrenos urbanos baldios são obrigados a mantê-los, permanentemente, roçados e limpos de entulhos, com vistas à preservação da saúde pública”.

Denuncie

Para áreas urbanas, a Guarda Civil Municipal de Varginha recebe denúncias de queimadas pelos telefones 153, 3221-7097 e 3690-2714. Para todos os tipos de áreas, a denúncia pode ser feita diretamente para o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 181.

Veja mais notícias no Varginha Digital

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui