Por onde eu começo o processo de reeducação alimentar? A cada refeição!
A maioria das pessoas já inicia uma dieta cortando tudo que gosta e no terceiro dia já estão nervosos, enjoados e não aguentam mais olhar para a nova dieta. Resultado: volta aos hábitos antigos e, como consequência, não conseguem emagrecer.
Você não precisa ser tão drástico, algumas pequenas trocas já fazem toda a diferença quando tratamos de emagrecimento.
Para você que está pensando em começar uma reedução alimentar a primeira dica é ORGANIZAR. Você já tentou escrever tudo que você come durante o dia e viu o quão desequilibrada é sua alimentação?
Planeje seu dia, escreva quais alimentos está em falta na sua vida: frutas, verduras, produtos integrais, proteínas e gorduras boas e vá ao supermercado para comprar.
Organizando o seu dia fica mais fácil saber o que você irá consumir e evita os deslizes.
Sugestão de trocas inteligentes no seu cardápio
Comece pelo seu café da manhã: pão com margarina café e açúcar? POXA que bomba heim…
Troque sua farinha branca por farinhas integrais: pães integrais, torradas integrais, cookies integrais, tapioca, rap 10 integral.
No lugar da margarina: creme de ricota, queijos brancos, ovos ou até mesmo a própria MANTEIGA.
Para melhorar o seu café adoce com stévia / xylitoll (adoçantes naturais). Esta pequena “troca” já irá diminuir a quantidade de açúcar da primeira refeição do dia auxiliando o seu emagrecimento.
Lanches do meio da manhã: algumas opções fáceis e gostosas seriam saladinha de frutas com aveia e amêndoas, ou castanhas, iogurte com morango e granola sem açúcar, vitaminas de frutas.
Almoço: abuse das folhas, saladas em geral, aprenda a comer. Não existe a necessidade da retirada do arroz e feijão, mas caso você queira tirar o arroz substituía por batata doce ou inhame. Sempre escolha uma boa fonte de proteína como carnes de frango ou patinho.
Jantar: no friozinho você pode fazer um caldinho de ervilha ou de abóbora. Carnes com verduras, omeletes e sanduiches naturais são boas pedidas.
Gosto de deixar uma dica clara: combine suas refeições sempre com um carboidrato bom (integral/frutas) com uma proteína (ovos, queijos, iogurtes, carnes, creme de ricota ) e uma boa fonte de gordura (abacate/ oleaginosas em geral). PRONTO, você teve uma refeição completa.
O PROCESSO DE EMAGRECIMENTO COMEÇA EM CADA REFEIÇÃO e não apenas uma refeição em isolado. Por isso, não adianta você ser daquelas pessoas que fazem tudo certinho durante o dia mas que a noite come até o pé da cama.
NUTRIÇÃO é Equilíbrio.
Não se esqueça da Atividade Física. COMECE HOJE, COMECE JÁ!
Gostou das informações? Então acompanhe a coluna NutriEDduca, publicada toda quarta-feira no Varginha Digital.
Dayara Reis Souza
Graduada em Nutrição. Especialista em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação esportiva.
Eleita pelo segundo ano consecutivo nutricionista destaque da cidade de Varginha-MG 2017/2018
Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.
Voltar para a Página Inicial