Restituição Imposto de Renda 2023: Saiba se você possui esse direito

Publicidade

A Receita Federal disponibilizou nesta quarta-feira (24/05) consulta ao primeiro lote de restituição do imposto de renda 2023.

Após finalizar o preenchimento da sua declaração do imposto de renda 2023, se o resultado apresentado for imposto a restituir, trata-se do valor excedente de imposto pago ao longo do ano e será devolvido na conta bancária indicada  na sua declaração. Esse valor da restituição é atualizado pela taxa selic, acumulada a partir do mês seguinte ao longo do prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. Uma vez encaminhado ao banco, o valor da restituição não sofrerá atualizações, independentemente da data em que for recebida a restituição.

Para saber se sua declaração está em fila de restituição para futuro recebimento dos valores da restituição clique no link disponível no site da receita federal a seguir: https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/#/

Publicidade

Conheça o cronograma dos lotes de restituição do imposto de renda 2023

Mensalmente a Receita Federal recebe do Secretaria do Tesouro Nacional (STN) recursos para pagar as restituições e cria lotes bancários.

São incluídas de forma prioritária nesses lotes as pessoas:

  • acima de 80 anos;
  • acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
  • cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • que fizeram a pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição;
  • demais.

Havendo empate nos critérios, quem entregou primeiro tem prioridade.

Publicidade

A correção dos valores de restituição pela taxa Selic se inicia partir da data prevista para a entrega da declaração de rendimentos, nos termos do art. 16, da Lei nº 9.250/95.

Veja também: Últimos dias para inscrições em vagas remanescentes do Cefet-MG

Publicidade