O calor do nos deixa com menos disposição para fazer as coisas, com menos ânimo, sem vontade de comer. Para tentar amenizar seus efeitos o ideal é consumir alimentos leves, nem por isso menos saborosos. Pensando nisso vamos começar a coluna Na Cozinha com uma receita de salada, feita molho de creme de abacate.
O creme de abacate que acompanha a salada é muito fácil de fazer em casa.
O abacate é um alimento fantástico que devemos incorporar nas nossas vidas, saboroso e muito saudável. É verdade que possui uma grande quantidade de calorias, mas sua gordura é do bem. Formada basicamente por ácido oleico, substância anti-inflamatória presente no azeite de oliva, que ajuda a prevenir a diabetes e o ganho de peso.
Além disso, a fruta possui outras substâncias benéficas como glutationa, que contribui para eliminar as toxinas do fígado; beta-sitosterol, ótimo para deixar a pele bonita e viçosa; e sua ingestão ainda ajuda a inibir o apetite, já que a gordura aumenta a sensação de saciedade, segurando a fome até a próxima refeição.
Então vamos logo aprender a receita da salada!
Ingredientes:
Mix de folhas verdes – vários tipos de alface picada
Folhas de rúcula picadas
Tomates cereja picados ao meio ou inteiros
Morangos picados
1 Manga picada em fatias
Para o molho
½ abacate grande
½ pote de iogurte natural desnatado
2 colheres de cebolinha picada
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de azeite de oliva
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Modo de preparo:
Molho
Em um liquidificador bata o abacate cortado em pedaços com o iogurte e o azeite de oliva. Adicione o alho e a cebolinha até obter uma mistura homogênea. Se necessário acrescente um pouco de água.
Finalize com o sal e a pimenta a gosto. Mistura bem.
Montagem
Em taças individuais ou em uma saladeira intercale camadas de folhas de rúcula com o mix de folhas e as frutas. A manga cortada em fatias pode ser enrolada como mostra a foto. Acrescente o molho no final ou sirva separado. Você também pode acrescentar outras frutas de sua preferência como abacaxi e kiwi.
Dica da Chef Carine Domingueti: É recomendável consumir a salada no próprio dia, pois o abacate oxida com facilidade.
Confira mais receitas na coluna Na Cozinha
Receita e foto: Chef Carine Domingueti