É muito importante saber que a Psoríase não é uma doença contagiosa.
Psoríase é uma doença de pele que causa ressecamento e descamação. Apesar de ser bem comum ainda existe muitas pessoas que não tem conhecimento sobre ela e quando veem alguém com a doença se assustam e ficam com medo de serem infectadas. É muito importante saber que a Psoríase não é uma doença contagiosa, porém ainda não foi constatado um tratamento que de fato traga a cura.
É uma doença inflamatória que causa a hiperproliferação da pele, ou seja a pele se renova muito rápido e formam as casquinhas que incomodam, coçam e caem. É uma doença hereditária que passa dos pais para os filhos, mas elas podem se manifestar em qualquer fase da vida.
A pele fica vermelha e extremamente irritada e acometem mais as regiões dos cotovelos, couro cabeludo, joelhos, mãos, unhas e rosto. O uso de hidratantes e pomadas como Bepantol podem ajudar muito para manter a pele hidratada.
O que evitar para melhorar os sintomas da Psoríase?
O sol, se a exposição não for moderada, pode piorar o quadro da Psoríase, por isso evite exposições muito longas ao sol, principalmente no horário das 10h às 16h.
Outro fator que pode piorar é o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas.
Cuidado também com banhos quentes e longos, a alta temperatura vai irritar ainda mais a pele e aumentar a descamação, o ideal é tomar banhos rápidos e com água morna ou fria.
O seu estado emocional está totalmente ligado a piora da Psoríase, preocupação e estresse são fatores que podem aumentar a irritabilidade e causar mais lesões.
Evitar sempre o uso de produtos químicos, se o uso for inevitável usar meios de proteção como luvas.
É imprescindível o acompanhamento de um médico dermatologista.
Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.
Voltar para a Página Inicial