Confira a programação da XIV Semana Sul Mineira da Diversidade em Alfenas

A Semana da Diversidade vai movimentar Alfenas com diversos eventos e com a XV Parada do Orgulho LGBTQIA+ do Sul de Minas.

semana da diversidade parada do orgulho lgbtqia alfenas

A XIV Semana Sul Mineira da Diversidade Sexual, organizada pelo Movimento Gay de Alfenas (MGA), começou no último fim de semana e sua programação segue até o próximo domingo (1º de outubro), na cidade de Alfenas, Sul de Minas Gerais.

Publicidade

A Semana da Diversidade começou com a Mostra “Cultura Pop” LGBTQIA+ no sábado (23), na Concha da Praça Getúlio Vargas e no domingo (24), aconteceram os primeiros “Jogos da Diversidade”, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves.

Programação segue até domingo, confira:

Nesta segunda-feira (25), será realizada uma reunião com militantes do movimento LGBT alfenense para escreverem juntos o Plano de ações para o ano de 2024, que deverá ser apresentado às autoridades locais.

Na terça(26) e na quarta (27), haverá uma roda de conversa com diversos temas ligados à luta pela igualdade. Ambos no Teatro Municipal, às 20h. 

Ainda na quarta-feira, de 10h às 16h, no Museu da Memória da Unifal, será lançada a Exposição “Resistir para existir: história de luta do Movimento LGBTQIA+”. A exposição ocorrerá no mesmo horário até a sexta-feira (29).

Publicidade

Na quinta-feira (28), haverá a entrega do Troféu MGA de Cidadania para 20 agraciados que contribuem para a luta contra a intolerância sexual. O troféu está de volta em sua nona edição depois de dez anos sem ser realizado.

Na sexta (29), a esperada eleição da Miss e Mister Sul de Minas Gay, no Buffet Domno Martelli. O concurso de beleza, Miss Gay, está em sua décima edição. 

No sábado (30) tem a 3ª Cãominhada da Diversidade na Concha da Praça da Matriz. No mesmo dia, as 20h, será encenada uma peça teatral com a temática no teatro Municipal.

Publicidade

Ainda no sábado, véspera da Parada, às 23:00 na Hangar, acontece a Pride Party. Depois de 4 anos sem festa, o MGA caprichou na programação. Você não pode ficar de fora!!! 🍾 Ingressos neste link.

XV Parada do Orgulho LGBTQIA+ do Sul de Minas

O encerramento (e ponto alto das atividades) será no domingo, 1º de outubro, com a realização da XV Parada do Orgulho LGBTQIA+ do Sul de Minas. 

O evento, que tradicionalmente acontece na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Alfenas, começa sua concentração a partir das 14h. 

Esta é a única Parada do Orgulho LGBT do Sul de Minas.

São 15 anos de discussão. E essa trajetória do MGA contribuiu para que o respeito à diversidade multiplicasse Minas afora. Anualmente, levamos para principal praça de Alfenas, a maior manifestação pública de toda região. Dessa forma, a Parada foi marco para outros movimentos sociais e prova de que é possível fazer política sem perder a irreverência e a espontaneidade”, destaca Sander Simaglio, fundador e presidente do Movimento Gay de Alfenas.

Publicidade

Festa de Encerramento “Chacoalhando os Esqueletos da Parada

As 18:00 acontece a festa de encerramento “Chacoalhando os Esqueletos da Parada” na Hangar, os convites podem ser adquiridos pelo site “cheersapp” ou neste link.

Semana Sul Mineira da Diversidade Sexual em Alfenas parada orgulho LGBTQIA+
Semana Sul Mineira da Diversidade Sexual em Alfenas

Durante a semana, ocorrerão diversas outras atividades alusivas a XIV Semana Sul Mineira da Diversidade Sexual.