
A Virada da Saúde Inclusiva em Varginha acontece neste sábado (29), das 8h30 às 13h, com participação gratuita para profissionais e estudantes da área da saúde.
Profissionais e estudantes da área da saúde ainda podem participar da capacitação promovida pela Casa Amor e Vida, em Varginha. O encontro será realizado no auditório da Associação Médica e terá atividades voltadas ao atendimento e manejo clínico de pacientes LGBTQIA+ e pessoas trans.
A iniciativa tem o propósito de qualificar a rede profissional e reduzir barreiras no acesso à saúde dessa parcela da população. A programação contará com palestra sobre o Processo Transexualizador pelo SUS, ministrada pelo médico Dr. João Eugênio Prado Neto, além de uma mesa-redonda sobre os desafios do atendimento na Atenção Primária e outras atividades voltadas à capacitação dos participantes.
Segundo a programação divulgada pela organização, serão aproximadamente cinco horas de conteúdos teóricos e práticos, abordando conceitos de gênero e orientação sexual, saúde sexual, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e atendimento na Atenção Primária.
Programação aborda atendimento pelo SUS
Entre os temas previstos está o Processo Transexualizador no Sistema Único de Saúde (SUS). A programação também inclui discussão sobre os desafios enfrentados no atendimento de pacientes LGBTQIA+ e pessoas trans na Atenção Primária.
A Casa Amor e Vida atua há 12 anos no acolhimento e encaminhamento de pessoas trans e pessoas com infecções sexualmente transmissíveis para atendimentos profissionais.
Em maio deste ano, o Varginha Digital também mostrou o evento Sem Tabu, realizado na UNIFAL-MG, que reuniu atividades relacionadas à saúde, prevenção, ISTs e combate ao preconceito.
Como participar da Virada da Saúde Inclusiva
A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas à capacidade de 80 participantes do auditório.
O evento é destinado a profissionais da rede pública de saúde, profissionais da rede privada e estudantes da área.
Data: sábado, 29 de agosto de 2026
Horário: das 8h30 às 13h
Local: Associação Médica de Varginha
Endereço: Avenida Rio Branco, 202, Centro
Participação: gratuita
Vagas: 80
As inscrições podem ser feitas antecipadamente pela página oficial do evento no Sympla.
Fonte: Casa Amor e Vida / Sympla



