
A Parada vai agitar Alfenas no Sul de Minas neste final de semana, confira a programação.
A XVI Parada do Orgulho LGBTQIA+ do Sul de Minas acontece neste domingo, 30 de junho de 2024, a concentração começa a partir das 14h na Praça da Matriz em Alfenas (MG). O evento é organizado pelo MGA (Movimento Gay de Alfenas).
Programação Semana da Diversidade
As atividades da Semana da Diversidade começaram no dia 24 e terminam neste domingo com “Festa Pós-Parada: Chacoalhando os Esqueletos” que acontece logo após a Caminhada da Parada LGBTQIAPN+ em Alfenas, Sul de Minas Gerais.
Veja o que rolou durante a semana:
Lançamento do Livro: Celebrando o Orgulho
O registro de 24 anos de muita luta e grandes vitórias. “Nossos passos vem de longe!”. O lançamento do livro Celebrando o Orgulho acontece nesta segunda-feira (24/06) as 19h30 no Cafezal em Flor.
Durante todo o dia e noite, a mão inglesa da Praça da Matriz foi tomada com atividades voltadas para a população “T” da nossa “sopa” de letrinhas (LGBTQIAPN+). Dentre as atividades do dia, rolou DJs, mostra de talentos de pessoas travestis, barracas de projetos de extensão da Unifal-MG, exposição “Movimento LGBTI+: espaço, atmosfera e tempo” do projeto Acervo Amhor.
E o destaque foi para Defensoria Pública Itinerante do Estado de Minas que esteve com seu ônibus estacionado na Praça com defensores púbicos, assessores e estagiários para atendimento GRATUITO para que transexuais e travestis de toda região, que puderam retificar seus nomes e gênero do registro civil. Além disso também foi oferecidos serviços gratuitos para TODA DOCUMENTAÇÃO, como, CERTIDÕES CARTORIAIS e outros.
É uma grande conquista do MGA que há um ano vem trabalhando o projeto com a Defensoria! O MGA luta há 24 anos pela igualdade de direitos com ações concretas, premiações e numa época que não existiam as redes sociais. Veja mais sobre o Dia T.
Papo Sério: Aplicação da Lei Maria da Penha para casais homoafetivos
E no nosso “Papo Sério” da Semana da Diversidade 2024, rolou um assunto “fresquinho”: a aplicação da Lei “Maria da Penha” para casais homoafetivos. Foram respondidas várias dúvidas da comunidade como, por exemplo, Pode aplicar Maria da Penha para homens? E para um casal de lésbicas? E se a vítima for do sexo masculino? E as medidas protetivas nas relações homoafetivas? O evento contou com o Dr. Rodrigo Mesquita, e aconteceu na terça-feira, dia 25/06, na Casa do Advogado, no centro de Alfenas.
Gaypira
A Festa Junina Gaypira aconteceu na quinta-feira, 27/06, com comidas típicas GRATUITAS, bar, barraca do beijo e muito forró com a Kelly ly. A entrada foi convertida para ajudar na Campanha do Agasalho.
Miss Sul de Minas Gay
Na sexta-feira, 28 de junho, aconteceu o concurso mais glamouroso de toda região: XI MISS SUL DE MINAS GAY, IV MISTER SUL DE MINAS GAY e I MISS SUL DE MINAS TRANS, com representantes de todo sul de Minas disputando o reinado, os ganhadores receberm joia de coroa, faixas especiais e premiação em dinheiro.
Festa Pré-Parada: Pride
A festa Pré-Parada aconteceu no sábado, 29 de junho, na véspera da Parada.
XVI Parada do Orgulho LGBTQIA+ do Sul de Minas em Alfenas
O evento principal acontece no domingo, 30 de junho, com a realização da XVI Parada do Orgulho LGBTQIA+ do Sul de Minas. A concentração começa a partir das 14h na Praça da Matriz em Alfenas (MG).
Festa Pós-Parada: Chacoalhando os Esqueletos
Essa é só para os fortes!!! Porque depois do dia todo na Parada, quem vai aguentar?
De 18h a meia-noite, a despedida do ano!! Grande elenco! Ingressos com todos os voluntários do MGA e na Boutique @ssimaglioboutique e no site. A festa acontece no San Marino, localizado na Rua Um, 678, (atrás da Rodoviária Nova) em Alfenas. Mais Informações: (35) 99763-5926
Não perca a única Parada LGBTQIA+ do Sul de Minas neste domingo em Alfenas.
São 24 anos de luta e empenho e 20 anos de Parada do Orgulho!
É inegável que essa trajetória tenha se refletido no movimento e comunidade LGBT como um exemplo que estimulou (e ainda estimula) a organização de outros grupos de militância em pequenas cidades do interior às grandes cidades do país nascidos após o ano de 2000, efeito esse que vimos o respeito à diversidade multiplicar-se sul de Minas afora.
Mostramos na principal praça de Alfenas a maior manifestação pública de toda região. Dessa forma, a Parada foi marco para os outros movimentos sociais e prova de que é possível fazer política sem perder a irreverência e a espontaneidade.
A receita de fazer política dançando e celebrando o orgulho de ser quem somos, e como somos, possibilitou a construção de um espaço em que o valor principal é o respeito à diferença, um espaço onde caibam gays, lésbicas, bissexuais, travestis, pessoas trans e heterossexuais e quem mais quiser se unir na construção de uma sociedade que valorize a diversidade como sua maior riqueza.
Essa é uma das principais contribuições desse movimento ao nosso sonho de democracia, ao nosso sonho de uma sociedade em que diferença não seja sinônimo de desigualdade.
Essa conquista é fruto da colaboração de cada um (e foram tantos e tantas…) nesses 24 anos, por maior ou menor que seja. De quem assinou a ata de fundação em 2000 quando não tinha “assumidos” com coragem para mostrar a cara, de quem segurou a bandeira do arco-íris na Parada de 2004, quando ainda não sabíamos se alguém compareceria ao nosso chamado, até quem dançou embaixo da bandeira multicolorida em 2023 naquele tempo chuvoso.
Essa conquista é de todos nós, da comunidade LGBT, e da sociedade alfenense como um todo, que tem seus horizontes alargados a toda vez que saímos para as ruas afirmando nosso espaço como cidadãos!
VIVA O MOVIMENTO GAY DE ALFENAS!