Anvisa aprova a importação de 2 milhões de doses de vacina contra Covid-19

Publicidade

Mas ainda não estar autorizada a
aplicação da vacina contra Covid-19 no país.

A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a importar 2 milhões de doses de vacinas contra Covid-19. Mas é importante ressaltar que ainda não estar autorizada a aplicação do imunizante no país, apenas a importação.

A vacinação só poderá acontecer com a aprovação do registro ou uso emergencial. A agência reforçou hoje (4) o pedido de mais informações para liberar a autorização emergencial do uso das doses da vacina contra a Covid-19.

A Fiocruz é responsável pela vacina criada pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, no Brasil e produzida na Índia, pela Serum Institute of India, na Índia. Lá, o uso emergencial já foi aprovado.

“A principal exigência é que as vacinas importadas fiquem sob a guarda específica da Fiocruz até que a Anvisa autorize o uso do produto no país. Para isso, a Fiocruz deve garantir as condições de armazenamento e segurança para manutenção da qualidade”, diz a agência, em nota emitida pela Anvisa. As vacinas devem chegar ao país ainda neste mês.

Publicidade

As primeiras vacinas serão importadas da Índia, as demais serão produzidas pela própria fundação brasileira após a chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), também prevista para janeiro.

A Fiocruz entregará 110,4 milhões de doses até julho deste ano. A primeira entrega ocorrerá na semana de 8 a 12 de fevereiro. 

Existem quatro vacinas com pesquisas autorizadas no país e a agência já analisa os dados prévios enviados pelos laboratórios. Mas, segundo a Anvisa, ainda não há pedidos de uso emergencial ou de registro no país.


Veja também

Siga-nos nas Redes Sociais

Novos Caminhos: plataforma oferecerá curso de especialização para professores

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!


Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui