Após repercussão negativa, MEC desiste das aulas presenciais em janeiro

Publicidade

A portaria que determinava a volta das aulas presenciais em janeiro deve ser revogada.

O Ministério da Educação – MEC retrocedeu e desistiu do retorno das aulas presenciais de universidades em janeiro. O recuo aconteceu após repercussão negativa no mundo acadêmico.

Várias instituições federais como a UFABC, UNB, UFBA e UFRJ já publicaram notas afirmando que irão seguir os protocolos já determinados por conselhos das próprias universidades. As instituições criticaram o MEC por não considerar o melhor momento para esse retorno diante do quadro de pandemia que vive o Brasil.

Após as manifestações da comunidade acadêmica, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, em entrevista a CNN Brasil, afirmou que pretende abrir uma consulta pública para ouvir as universidades. Ele reconheceu que as instituições de ensino não estavam preparadas para o retorno.

Ainda durante a entrevista, ele afirmou que consultou mantenedores de universidades antes de publicar a portaria e que não esperava tanta resistência. “A sociedade está preocupada, quero ser sensível ao sentimento da população”, complementou.

Publicidade

O MEC deverá liberar o retorno presencial quando as instituições estiverem confiantes de que as aulas podem ocorrer em segurança.

A  Portaria MEC nº 572, de 1º de julho de 2020, que determinava o retorno às aulas presenciais nas universidades federais a partir de 4 de janeiro de 2021, que foi publicada na manhã de quarta-feira, 2 de dezembro, será revogada, de acordo com Ribeiro.


Veja também

Siga-nos nas Redes Sociais

Novos Caminhos: plataforma oferecerá curso de especialização para professores

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!


Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui