Ferramentas para aulas online estão disponíveis para alunos e professores da rede estadual

Foto: reprodução.

O conteúdo para alunos e professores da rede estadual está disponível em uma plataforma específica.

Começaram a ser disponibilizados, para professores e alunos, os primeiros materiais do Regime de Estudo Não Presencial da rede estadual de ensino.

A ideia das aulas online é minimizar as consequências da suspensão das aulas presenciais, determinada pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 – Comitê Extraordinário COVID-19 – e da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para proteger vidas, evitando a aglomeração e circulação de pessoas.

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, todas as ferramentas foram pensadas considerando as diversas realidades vivenciadas no estado e, neste momento inicial, o importante é que as atividades sejam retomadas tomando todas as precauções que o momento exige, de acordo com a orientações da Secretaria Estadual de Saúde – SES.

Como será o Regime de Estudo não Presencial

Foram desenvolvidas três principais ferramentas para alunos e professores utilizarem nas aulas a distância durante o período em que as atividades presenciais para os estudantes estão suspensas. Veja abaixo:

Planos de Estudos Tutorados (PETs)

Os Planos de Estudos Tutorados (PETs) já estão disponíveis e devem ser baixados no link www.estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.  

São apostilas com o conteúdo das disciplinas que será desenvolvido ao longo do período

O material foi elaborado por ano de escolaridade, considerando o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A distribuição aos alunos também pode ser pelos meios virtuais via site, e-mail e Whatsapp.

Já os alunos que não têm acesso à internet, receberão o material impresso. A distribuição dos materiais impressos ficará a cargo das escola e das Secretarias Municipais de Educação.

Programa de TV

A segunda ferramenta, que estará disponível para os alunos é o programa “Se Liga na Educação”, que será transmitido pela Rede Minas a partir de segunda-feira, 18. A exibição será de segunda a sexta-feira, pela manhã.

As aulas vão priorizar os conteúdos que os alunos têm mais dificuldades e, além disso, uma hora da programação será transmitida ao vivo, permitindo que os estudantes possam interagir e tirar dúvidas.

Os conteúdos foram distribuídos por área de conhecimento e por dias:

Segunda-feira: Português, Inglês, Literatura, Artes e Educação Física
Terça-feira: História e Geografia
Quarta-feira: Matemática
Quinta-feira: Biologia, Química e Física
Sexta-feira: programação específica voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Conexão Escola

A terceira ferramenta, que também estará disponível a partir da segunda-feira, dia 18 de maio, é o aplicativo Conexão Escola. Na plataforma, alunos e professores terão acesso aos PETs às aulas já exibidas no programa “Se Liga na Educação”.

O aplicativo está disponível na loja Google Play Store e, em breve, estará também da Apple Store.

A navegação no Conexão Escola será paga pelo estado, não descontando do plano de dados do aluno ou do professor enquanto estiver conectado no aplicativo.

A partir do dia 25 de maio, haverá uma atualização do aplicativo, que contará com a função de chat, que vai possibilitar a interação entre alunos e seus professores de sala de aula.

Todos os materiais e o guia prático de como acessar os PETs, o programa Se Liga na Educação e o Conexão Escola estarão no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e também nas redes sociais e no site da Secretaria de Estado de Educação: educacao.mg.gov.br.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome