Caixa autoriza novas contratações de empréstimo consignado a beneficiários do Auxílio Brasil

De acordo com o Ministério da Cidadania, há 14 instituições financeiras habilitadas para oferecer empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil.

Caixa autorizou a retomada da contratação do empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil. Os créditos estavam suspensos desde o dia 1º de novembro após falhas na liberação do serviço pelos aplicativos do banco estatal, atrasos no pagamento e na falta de divulgação de taxas extras.

Publicidade

O objetivo do empréstimo consignado é permitir que famílias do Auxílio Brasil, hoje sem acesso a crédito – muitas delas endividadas e pagando juros altos –, possam reorganizar-se financeiramente, empreender e buscar autonomia.

Além de garantir acesso ao crédito, o Ministério da Cidadania ofertará ações de educação financeira. Ao contratar o produto, os beneficiários terão de responder a um questionário que medirá os conhecimentos sobre o tema e a capacidade de administrar o empréstimo.

Na modalidade do consignado, o desconto das parcelas é realizado no valor mensal do benefício. De acordo com as normas estabelecidas pelo governo federal, a concessão do empréstimo está limitada a 40% do valor mensal do Auxílio Brasil.

Os juros estabelecidos são de 3,5% ao mês, no entanto, cada instituição financeira pode adotar taxas menores do que essa. Você pode pesquisar esta taxa junto às instituições para verificar qual a melhor proposta para você.

Na Caixa, por exemplo, os juros são de 3,45% ao mês e, caso o benefício seja cancelado sem que o empréstimo tenha sido quitado, será necessário realizar o pagamento das parcelas diretamente ao banco.

Publicidade

De acordo com o Ministério da Cidadania, há 14 instituições financeiras habilitadas para oferecer o consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil. O empréstimo poderá ser feito pelo responsável familiar da família beneficiária do Auxílio Brasil, diretamente em instituições financeiras habilitadas.

É importante ressaltar que a contratação do empréstimo não é obrigatória. Nenhuma instituição poderá obrigar o beneficiário a fazer qualquer contrato.

Bancos habilitados a fazer empréstimo consignado:

Caixa Econômica Federal
Banco Agibank S/A
Banco Crefisa S/A
Banco Daycoval S/A
Banco Pan S/A
Banco Safra S/A
Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A
Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento
Pintos S/A Créditos
QI Sociedade de Crédito Direto S/A
Valor Sociedade de Crédito Direto S/A
Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A

Publicidade

Veja mais notícias no Varginha Digital