Gabarito CNU: Tudo Sobre a Divulgação e os Próximos Passos do Concurso Público Nacional Unificado

concurso público nacional unificado 2024 cnu gabarito
Continua após a publicidade

Saiba quando e onde conferir o gabarito CNU, como recorrer e as datas importantes para acompanhar no Concurso Público Nacional Unificado.

Com mais de 2,1 milhões de inscritos, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) realizou suas provas neste domingo (18). O gabarito CNU preliminar oficial da prova objetiva será divulgado na terça-feira (20) na página oficial do concurso, onde os candidatos poderão conferir as respostas corretas.

Após a divulgação, os participantes terão os dias 20 e 21 de agosto para apresentar recursos caso discordem de alguma questão. De acordo com o cronograma oficial, a imagem do cartão-resposta estará disponível em 10 de setembro, e as notas finais das provas objetivas, após a análise dos recursos, serão publicadas em 8 de outubro.

Continua após a publicidade

No mesmo dia, 8 de outubro, será divulgada a nota preliminar da prova discursiva. Os candidatos poderão solicitar revisão das questões abertas em 8 e 9 de outubro, com a divulgação da nota final prevista para 17 de outubro.

Também em 8 de outubro, ocorrerá a convocação para o envio de títulos, conforme o edital. Os documentos necessários devem ser enviados entre os dias 9 e 10 de outubro. O resultado preliminar da avaliação de títulos será divulgado em 4 de novembro, com possibilidade de recursos em 4 e 5 de novembro, e a nota final sairá em 19 de novembro.

Antes da divulgação da nota final do CNU, em 21 de novembro, os candidatos autodeclarados negros e indígenas, que concorrem a vagas reservadas, passarão por um processo de verificação entre os dias 2 e 3 de novembro, conforme convocação em 17 de outubro. Já os candidatos com deficiência, que também têm vagas reservadas, deverão realizar perícia médica e avaliação psicossocial entre 17 e 25 de outubro.

Os resultados preliminares da verificação da autodeclaração dos candidatos negros e indígenas e da avaliação psicossocial dos candidatos com deficiência serão divulgados em 13 de novembro. Recursos poderão ser interpostos em 13 e 14 de novembro, e o resultado final será publicado em 21 de novembro.

As provas do CNU foram aplicadas em 228 cidades, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal. Os 2,1 milhões de inscritos disputam 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. O certame também prevê um cadastro de reserva, onde mais de 13 mil candidatos classificados poderão ser convocados para futuras oportunidades, inclusive para vagas temporárias. Os salários iniciais variam entre R$ 4.407,90 e R$ 22,9 mil, dependendo do cargo.

Continua após a publicidade

Sobre o Concurso Público Nacional Unificado

Com a oferta de mais de 6 mil vagas para 21 órgãos federais, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) aconteceu neste domingo, 18 de agosto de 2024.

Pela primeira vez, o Governo Federal promoveu um processo seletivo que permite aos candidatos concorrerem a diferentes cargos em órgãos distintos, de acordo com suas preferências, pagando apenas uma única taxa de inscrição.

Uma novidade desse concurso é a promoção da igualdade de acesso aos cargos efetivos, com a aplicação das provas em 220 municípios, abrangendo todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.

Continua após a publicidade

Cadastro Reserva do Concurso Público Unificado

Além das vagas imediatas, o Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”, prevê a formação de um cadastro reserva que pode incluir quase 20 mil pessoas. Segundo os editais, esse cadastro reserva será formado com, no mínimo, o dobro do número de vagas ofertadas. O CNU oferece 6.640 vagas em 21 órgãos federais.

O concurso tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais um. Durante esse período, candidatos aprovados na lista de espera poderão ser chamados para preencher vagas em caso de desistências ou reprovações na fase de curso de formação ou prova de títulos, por exemplo.

Aqueles que estiverem no cadastro reserva também poderão ser convocados em caso de abertura de novas vagas ou aposentadorias. Além disso, há a possibilidade de convocação para vagas temporárias, com a retomada à lista de espera para um cargo efetivo ao término do serviço temporário.

Continua após a publicidade

Para integrar o cadastro reserva, é necessário atingir a pontuação mínima estabelecida para cada cargo, conforme descrito no edital.

Cronograma Oficial do Concurso Público Nacional Unificado e Gabarito CNU

Cronograma gabarito cnu
Cronograma Oficial Concurso Público Unificado / gabarito CNU

Veja tudo sobre o Concurso Público Nacional Unificado aqui!

Com informações de Agência Brasil

Continua após a publicidade