O ‘Dia D’ de vacinação será realizado em 18 de agosto.
A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite em 2018 será de 6 a 31 de agosto em todo o país. Durante esse período os postos de saúde da rede pública oferecerão as doses gratuitamente.
O objetivo da campanha é captar crianças que ainda não foram vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação.
Este ano a campanha de vacinação é ainda mais importante, devido ao surto de sarampo que está acontecendo em vários estados brasileiros, principalmente no Amazonas e Roraima.
Em Minas Gerais, apesar de não ter sido registrado nenhum caso, mais da metade dos municípios têm risco muito alto ou alto para essas enfermidades.
A recomendação oficial do Ministério da Saúde é atualizar a carteira de vacinação para prevenir a doença. Essa orientação serve não só para as crianças, mas também adolescentes e adultos, evitando a circulação do vírus no país.
Casos no Brasil e no Mundo
Entre 1º de janeiro e 23 de maio de 2018 foram registrados 995 casos de sarampo no país, sendo 611 no Amazonas e 384 em Roraima, incluindo duas mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A terceira morte foi confirmada recentemente: um bebê de sete meses faleceu em Manaus em 28 de junho depois de apresentar febre, manchas na pele, tosse e coriza.
A Secretaria de Saúde local investiga se a morte de uma bebê de nove meses também foi por sarampo. Há casos confirmados em Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Desde abril de 2018, a OMS emite alerta sobre a volta do sarampo em onze países das Américas: Brasil, Argentina, Equador, Canadá, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru, Antígua e Barbuda, Colômbia e Venezuela.
E não é só nas Américas – em 2017, a Europa registrou mais de 21 mil casos de sarampo, com 35 mortes, um aumento de quase 400% nos casos em relação ao ano anterior.
Veja mais Notícias.
Acompanhe também pelo Facebook e Instagram do Varginha Digital.
Quer receber as notícias do Varginha Digital por Whatsapp? Mande uma mensagem para (35) 9 9130-0597.