Cemig lança novo edital para compra de energia alternativa

Este é o segundo leilão de 2018. O primeiro, em junho, atraiu quase 200 empreendimentos de energia alternativa. 

Estão abertas as inscrições para o edital para compra de energia alternativa da Cemig. O leilão que acontecerá em 4 de outubro e valerá por até 20 anos.

Podem se inscrever empreendedores que queiram negociar a produção futura de usinas eólicas e solares. Podem participar também empreendimentos habilitados nos leilões de venda de energia nova promovidos pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em 2018.

De acordo com o superintendente de Compra e Venda de Energia no Atacado da Cemig, Marcos Aurélio Alvarenga Pimentel Júnior, a compra da produção dessas usinas renováveis para revenda aos clientes é interessante para a Cemig, que não precisa fazer investimentos em novos projetos de geração de energia.

“Com a redução de seu parque gerador, a Cemig passou a atuar muito intensamente na compra de energia de outros agentes. Com isso amplia seu portfólio de contratos de compra. Ao mesmo tempo, manteve forte a sua atuação na ponta de venda”, comenta.

Os interessados devem ter habilitados seus projetos junto à Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em 2018. Ou ser um gerador com ao menos 1 gigawatt (GW) em capacidade instalada. Ou ainda ser um agente com capital social mínimo de R$ 500 milhões.

Leilão de junho

Em junho o primeiro leilão feito pela empresa nos moldes dos promovidos pelo governo federal para compra de novas usinas. O resultado superou as expectativas: foram quase 200 empreendimentos inscritos e um total de 431 megawatts médios (MWméd) de energia contratados, com início em janeiro de 2022 e término no final de 2041.


Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.

Voltar para o Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome