Conta PJ sem tarifa: como escolher a melhor

Publicidade

Com a pandemia da Covid-19, toda pessoa que empreende entendeu a importância de economizar cada centavo do seu negócio a fim de ter uma reserva financeira para casos de emergência. Ter uma Conta PJ sem tarifa também é uma das formas de economizar para conseguir melhorar seu capital de giro.

Muitas pessoas acreditam que a taxa de manutenção de conta – seja para pessoa física ou pessoa jurídica –  é pequena e não atrapalha o fluxo de caixa da empresa ou da casa.

Acontece que essa pequena taxa, se somada mês a mês, chega a um resultado que poderia, por exemplo, ajudar na compra de um novo equipamento, no salário dos colaboradores ou até mesmo aumentar a distribuição de lucro dos sócios.

E isso não acontece apenas com a tarifa da Conta PJ. Muitas outras pequenas taxas, se eliminadas do dia a dia do seu negócio, podem contribuir ainda mais para um crescimento sustentável. Afinal, é isso que você quer, não é mesmo?

Publicidade

Por isso, este conteúdo vai te explicar um pouco sobre a Conta PJ sem tarifa, se vale a pena, se perde benefícios e como escolher a melhor opção para a sua empresa, fazendo uma planilha de orçamento.

Existe conta PJ sem tarifa?

Este tópico é muito importante, pois muitas pessoas, mesmo aquelas que empreendem há muito tempo, não sabem – ou não acreditam – que já existe essa opção no mercado.

O grande motivo dessa desconfiança é devido aos altos custos que as instituições financeiras têm para manter seus bancos funcionando.

No entanto,  a chegada das fintechs possibilitou o mercado financeiro a se modernizar e colocar a tecnologia para trabalhar a seu favor e foram criadas as contas digitais. Com tudo sendo feito digitalmente, seja pelo internet banking ou pelo app do banco, foi possível eliminar as agências bancárias e, com isso, reduzir os custos de manutenção dessas.

Além disso, com uma única sede, é possível atender clientes de todo o país com a mesma qualidade e atenção, oferecendo precificação de serviços diferenciados e taxas competitivas ou até nulas, como no caso da conta digital PJ sem tarifa.

Então, se você ainda tinha alguma dúvida sobre existir ou não conta corrente gratuita, ou até mesmo se são confiáveis, pode ter certeza que elas existem e têm oferecido serviços incríveis tanto para contas pessoais quanto para contas empresariais.

O que é Conta PJ

Agora, se você ainda fica um pouco confuso sobre o termo Conta PJ, vale uma breve explicação do que ela se trata e qual a importância para o seu negócio.

Também conhecida como pessoa jurídica, a conta PJ é usada exclusivamente para empresas com um CNPJ ativo e que tem funcionalidades diferentes de uma conta de pessoa física. O objetivo é atender às necessidades de empresas, como a emissão de boletos ou o acesso a um cartão empresarial.

Essas precificação de serviços são primordiais para as demandas do negócio, porém por muito tempo foram tarifadas e com um custo alto para os empresários. A chegada das fintechs mudou essa realidade e muitos desses serviços foram oferecidos gratuitamente.

Quais taxas podem ser isentas

Confira agora quais taxas você pode ter isenção se optar por uma Conta PJ sem tarifa.

Taxa de emissão de boletos

O custo da emissão de boleto varia muito entre um banco e outro e até mesmo da funcionalidade de cada um.

O problema é que essa taxa é cobrada por boleto emitido, não por boleto pago. Ou seja, se o seu cliente não pagar o boleto por esquecimento ou qualquer outro motivo, você terá de pagar uma nova emissão.

Então, a emissão de boleto gratuitamente é um benefício que pode contribuir com o aumento da lucratividade das suas vendas.

Taxa do PIX

O Pix já está sendo considerado o meio de pagamento preferido dos brasileiros. Há quem acredite, inclusive, que essa forma de pagamento irá substituir o Pix, isso tudo devido a sua praticidade.

No entanto, este serviço tem sido cobrado das empresas na hora de oferecer aos seus clientes. Daí a importância de se buscar uma conta PJ sem tarifa para te isentar desse custo também, não é? Afinal, seu cliente está preferindo ele e você não pode deixar essa taxa atrapalhar seu lucro.

A Cora é uma Conta PJ gratuita que não cobra por este serviço, por exemplo. Aliás, ela oferece diversos serviços gratuitos e que fazem a diferença no seu negócio. Isso tudo porque a Cora entende que ser dono de um negócio é um enorme desafio no Brasil e que cada centavo faz a diferença no caixa da empresa. Por isso, trabalha fortemente para conseguir isentar o maior número de taxas possível dos seus clientes.

Taxa de manutenção da conta

Essa taxa é uma das mais caras cobradas e a justificativa é sempre que é necessária devido aos serviços que a conta oferece à empresa correntista.

A dica aqui é buscar entender quais os serviços oferecidos para a cobrança dessa taxa – caso a sua conta seja tarifada. Se fizer sentido para você e para o seu negócio, tudo bem. Do contrário, é hora de começar a procurar outras alternativas no mercado. Afinal, você já aplica seu dinheiro ali, por que motivos precisa pagar ainda mais taxas?

Anuidade de cartão PJ

Um bom limite de crédito no cartão é essencial para o capital de giro e fluxo de caixa de qualquer empresa. Quando bem administrado, o cartão de crédito traz inúmeros benefícios ao seu negócio.

Um exemplo é a possibilidade de se comprar a prazo, pagando depois de 30 dias, mas vender à vista aos seus clientes. Agora, se você tem que pagar uma alta taxa de anuidade por isso, aí a história muda.

Esse benefício da isenção de anuidade é uma característica comum da Conta PJ sem tarifa.

Como escolher a melhor conta PJ sem tarifa?

A verdade é que não há uma regra ou uma receita de bolo aqui. Você, enquanto pessoa empresária que quer prosperar nos negócios, é melhor que ninguém para entender as necessidade da sua empresa, certo?

Às vezes, o cartão de crédito é o principal serviço que você busca na hora de abrir uma conta corrente. Neste caso, a anuidade gratuita pode ser o diferencial que a sua empresa precisa.

Ou talvez sua empresa precise emitir muitos boletos bancários por se tratar do meio de pagamento preferido do seu cliente. Assim, a isenção da taxa de emissão passa a fazer mais sentido para sua empresa.

Ou seja, a melhor Conta PJ sem tarifa é aquela que atende bem às suas necessidades. Talvez, para aquela sua amiga empresária, a conta pj sem tarifa do banco X é mais adequada, mas para você funciona mais a do banco Y. E tudo bem, afinal, provavelmente vocês têm objetivos diferentes no empreendimento.

A lógica aqui, então, é entender bem seu negócio, saber exatamente o que você precisa e buscar no mercado a melhor opção.

Viu só como ter uma Conta PJ sem tarifa pode ser uma excelente forma de aumentar a lucratividade do seu negócio? Faça as contas e veja como, ao final de um ano, as taxas que você vem pagando tem pesado no seu caixa. Depois, não perca mais tempo e dê adeus àquele banco que te cobra tarifas desnecessárias e absurdas.

Veja mais notícias no Varginha Digital

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui