Eclipse solar ocorre hoje e poderá ser visto em Varginha

eclipse solar
Publicidade

Um Eclipse Solar acontece hoje, 14/12/2020 e será visível em parte do Brasil, incluindo Varginha. Durante o dia de 14 de dezembro de 2020, uma parte do Brasil poderá observar um belo fenômeno astronômico: o Eclipse Solar. As pessoas localizadas na faixa de observação desse eclipse vão perceber que o Sol ficará parcialmente “cortado”, isso porque, apesar desse eclipse ser considerado um Eclipse Solar Total, o que será observado no Brasil é um Eclipse Solar Parcial.

Previsão de nebulosidade para o eclipse de 14/12/2020

O sucesso de uma observação astronômica a partir da superfície terrestre depende das condições meteorológicas. Um céu cheio de nuvens, a chuva, ou mesmo nuvens que não provocam chuva, mas ficam em grande quantidade no momento da observação, impedem a apreciação dos astros ou, no mínimo, atrapalham bastante.

Publicidade

Infelizmente para o eclipse solar de 14/12/2020, as condições meteorológicas não são das melhores. A maioria das áreas no Brasil onde ocorrerá o eclipse solar parcial estará com grande quantidade de nuvens. 

Todo o evento deste eclipse solar ocorre entre 12 horas e 15 horas e neste período, com a grande quantidade de áreas de instabilidade que estão sobre o Brasil, no mínimo teremos muitas nuvens. 

Isto não quer dizer que ninguém vai ver nada deste eclipse solar. Em muitas áreas será preciso paciência porque o sol vai ficar brigando com as nuvens para aparecer. Mas no Rio Grande do Sul, onde ocorre a maior porcentagem do disco solar eclipsado, as condições para visualização são moderadas a boas.

Horários do eclipse de 14/12/2020

Outro aspecto interessante a ser observado são os horários. Vale ressaltar que os horários indicados nesta figura seguem o horário de Brasília e são aproximados.

Percebemos que para diferentes regiões do Brasil o Eclipse Solar possui horários distintos de início, momento máximo e fim do eclipse. 

Vale ressaltar ainda que é necessário que o observador tenha um céu sem nuvens ou com pouca nebulosidade para contemplar esse fenômeno.

Muito importante: proteção dos olhos para ver o eclipse

A observação do Eclipse Solar requer muito cuidado. É importante ressaltar que a observação direta do Sol ou o uso de artefatos não especializados podem causar danos irreversíveis para visão e até, em casos extremos, cegueira. Portanto, NÃO devem ser utilizadas placas de Raio X, filmes fotográficos, vidros esfumaçados, reflexos em bacias com água e outros artefatos para a observação do Sol.

E como observar?

Existem duas maneiras bem seguras para observarmos um Eclipse Solar: de forma direta ou indireta. Vamos entendê-las e aplicar na prática a observação do eclipse:


1ª maneira – de forma direta: uma lente de vidro de solda número 14 serve para observar o Sol de forma direta. Como a lente de número 14 é difícil de ser encontrada, pode ser utilizado o número 12, porém nunca abaixo desse número. O custo unitário desta lente de solda é de R$ 15,50 (Mercado Livre), mas numa loja física de construção é possível encontrar por um preço bem mais acessível.

Para observar o Eclipse Solar utilizando-se da lente de vidro de solda é necessário seguir, rigorosamente, as etapas:

1º – abaixe a cabeça e coloque o vidro de solda na frente dos olhos;

2º – erga a cabeça e observe o eclipse durante, no máximo, dez segundos e;

3º- abaixe a cabeça e retire o vidro de solda.

É muito importante ressaltar que, caso o observador retirar da frente dos olhos a lente de vidro, enquanto estiver observando o Sol (etapa 2), com certeza sofrerá dores nos olhos. Por essa razão é indispensável cumprir todas as etapas, inclusive a etapa 3.

2ª maneira – de forma indireta: caso o observador tenha receio de realizar a observação direta, ou não consiga adquirir a lente de vidro de soldador, ou ainda, deseja mostrar o eclipse para uma criança, aconselha-se fazer a observação do eclipse de forma indireta. Para tanto, existem várias maneiras seguras, mas destaco aqui uma bem interessante que é utilizar um escorredor de macarrão ou de arroz que possua furos no formato de círculos. Na verdade, qualquer objeto que possua um furo no formato de círculo, podendo até ser feito numa folha de papel com um simples furar de agulha, pode ser utilizado. Daí é só projetar no chão e pronto!  # eclipse solar varginha

Fonte: https://www.climatempo.com.br/noticia/2020/12/14/eclipse-solar-ocorre-hoje-e-podera-ser-visto-em-parte-do-brasil-7000


Veja também

Siga-nos nas Redes Sociais

Novos Caminhos: plataforma oferecerá curso de especialização para professores

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!


Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome