Eleições 2022: jovem que completam 16 anos até outubro já podem tirar o título de eleitor

Publicidade

A solicitação do título de eleitor para votar nas eleições de 2022 pode ser feita gratuitamente por meio do sistema Título Net, no site do TRE.

Os jovens que irão completar 16 anos até 2 de outubro, dia do primeiro turno das Eleições 2022, já solicitar, até o dia 4 de maio, o o título de eleitor. Não é necessário aguardar a data do aniversário para tirar o título de eleitor.

A solicitação pode ser feita gratuitamente por meio do sistema Título Net, no site do TRE. Basta preencher corretamente os dados solicitados no formulário e anexar foto do documento de identidade, selfie segurando o documento ao lado do rosto e comprovante de endereço.

Em caso de dificuldade no acesso à internet ou com o sistema, o interessado pode buscar atendimento presencial em um cartório eleitoral. O jovem deve levar um documento de identidade e comprovante de endereço.

Em Varginha o Cartório Eleitoral fica na Rua Coronel José Alves, 170, Vila Pinto. O telefone para informações é (35)3222-2800, e o e-mail é zona281@tre-mg.jus.br.

Publicidade

Confira os endereços dos outros cartórios eleitorais em Minas Gerais.

Os cartórios e centrais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. Para o atendimento presencial, é recomendado o agendamento prévio, que pode ser feito pelo site ou pelo Disque-Eleitor – telefone 148 ou (31) 2116-3600.

Vale lembrar que os jovens que fizerem alistamento eleitoral até o dia 4 de maio ainda não farão a coleta da biometria, porque o cadastramento biométrico está suspenso em todo o Brasil.

Votação é facultativa

Nessa faixa etária, a solicitação do título de eleitor e o exercício do voto são facultativos. Mas a participação desses eleitores na escolha dos candidatos aos cargos políticos é muito importante para a democracia brasileira e a definição dos rumos da nação. Participar do processo eleitoral é uma grande conquista que deve ser valorizada pelo jovem eleitor!

Atualmente, Minas Gerais tem 53.754 eleitoras e eleitores com 16 e 17 anos, o que representa 0,35% do eleitorado apto a votar em 2022 (15.402.847). Em 2018, ano das últimas eleições gerais, o número era bem maior: 112.868 (0,72% do eleitorado apto – 15.700.966).


Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui