Eleições 2022: Varginha usará novo modelo de urna eletrônica

Publicidade

Em Minas Gerais 68 cidades usarão o novo modelo de urna eletrônica nas eleições de 2022.

Varginha é uma das 68 cidades mineiras que usarão o novo modelo de urna eletrônica na eleições deste ano. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE-MG, o modelo UE2020 tem layout diferente, é mais rápido e ainda mais segura.

No Sul de Minas Boa Esperança, Campo Belo, Perdões e Três Pontas também usarão o nome modelo de urna eletrônica. A definição dos municípios levou em conta a logística de distribuição dos equipamentos e a proximidade da sede do TRE, o que possibilita um suporte mais rápido às zonas eleitorais.

A urna eletrônica modelo UE2020 tem um visual ligeiramente diferente dos modelos anteriores. O teclado fica abaixo da tela, e não mais ao lado. A tela, aliás, tem mais qualidade de vídeo, o que melhora a visualização de informações e fotos.

O terminal do mesário não tem mais teclado físico. Na nova urna, ele tem tela sensível ao toque (touchscreen), como em smartphones.

Publicidade

Quanto ao funcionamento da nova urna eletrônica, o processador é 18 vezes mais rápido que o modelo anterior, e a bateria terá duração por toda a vida útil da urna (10 a 12 anos), reduzindo os custos de manutenção.

Além disso, o modelo UE2020 conta com algoritmo criptográfico dos mais apurados atualmente disponíveis. E tem certificação pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil). Isso significa que um laboratório certificado pelo Instituto Nacional de Pesos e Medidas (Inmetro) fez uma avaliação do programa embarcado e do código-fonte e verificou que eles atendem plenamente aos requisitos do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), que define as regras da ICP-Brasil.

O primeiro turno das eleições será no dia O 1º turno das eleições será em 2 de outubro, quando haverá votação para os cargos de Presidente, Governador, Deputado Federal e Deputado Estadual.

Um eventual segundo turno, para os cargos de Presidente e Governador será no dia 30 de outubro.

Veja mais notícias no Varginha Digital

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui