Publicidade
No pronunciamento, Bolsonaro não citou o nome de Lula.
Na tarde desta terça-feira, 1º de novembro, o presidente Jair Bolsonaro se pronunciou, dois dias após o resultado das eleições 2022. Em seu discurso, de pouco mais de dois minutos, ele começou agradecendo os votos que recebeu.
Sobre as manifestações caminheiros bolsonaristas, que não aceitaram o resultado das urnas, Bolsonaro afirmou são movimentos populares fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral. “As manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas, mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como invasão de propriedade, destruição de patrimônio e cerceamento do direito de ir e vir”, afirmou o presidente.
Publicidade
Em seu pronunciamento, Bolsonaro disse que continuará cumprindo a Constituição e discordou de ser chamado de antidemocrático. “Sempre fui rotulado como antidemocrático e, ao contrário dos meus acusadores, sempre joguei dentro das quatro linhas da Constituição. Nunca falei em controlar ou censurar a mídia e as redes sociais. Enquanto presidente da República e cidadão, continuarei cumprindo todos os mandamentos da nossa Constituição”, ressaltou o mandatário.
No pronunciamento, Bolsonaro não citou o nome de Lula. Tradicionalmente, candidatos derrotados ligam para os vitoriosos. De acordo com o PT, Bolsonaro não havia procurado Lula até a tarde desta terça.
Confira o discurso:
Discurso Lula
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez dois discursos da vitória na capital paulista. O primeiro pronunciamento em um hotel em São Paulo, após a confirmação do Tribunal Superior Eleitoral. Depois, discursou para milhares que celebravam a vitória do petista na Avenida Paulista.
Publicidade
No primeiro discurso após a vitória nas eleições presidenciais do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a necessidade de unificação nacional e destacou o combate à fome como seu principal compromisso. “O Brasil é a minha causa e combater a miséria é a causa pela qual vou viver até o fim da minha vida”, declarou.
Lula disse estar disposto a pacificar o país. “Tenho fé em Deus que com a ajuda do povo nós vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente, harmonicamente e que a gente possa restabelecer a paz entre as famílias, entre os divergentes, para que a gente possa construir o mundo que nós precisamos e o Brasil”, declarou.
Confira o discurso:
Lula foi eleito com 50,9% dos votos. O seu oponente, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), conquistou 49,1% da preferência do eleitor. Ele agradeceu aos votos recebidos, parabenizou todos que exerceram o direito ao voto, inclusive os que foram dados a Bolsonaro, como uma prática cidadã e um dever civilizatório.
Publicidade
Veja mais artigos sobre ELEIÇÕES
Publicidade