Eleitores têm até maio para tirar ou regularizar o título de eleitor

Publicidade

Os eleitores devem solicitar atendimento pela internet.

Os eleitores tem até o dia 4 de maio para solicitar a emissão da primeira via, transferência, atualização ou regularização do título de eleitor e estar com o documento pronto para exercer o direito de voto.

O atendimento pode ser solicitado pelo sistema Título Net, no site do TRE. Será necessário anexar os seguintes documentos:

– frente e verso do documento oficial de identificação;

– CPF (caso possua);

Publicidade

– comprovante de residência (para solicitação de transferência, o documento deve comprovar que o interessado reside no endereço há, pelo menos, três meses);

– fotografia do próprio rosto, em estilo selfie, ao lado do documento oficial de identificação;

– para homens que solicitarem o primeiro título, também é necessária imagem do certificado de quitação do serviço militar.

Quem já tem o título de eleitor deve consultar, antes de solicitar atendimento, se tem algum débito com a Justiça Eleitoral. Havendo pendências, basta fazer o pagamento da multa por boleto, PIX ou cartão de crédito.

Após o envio da solicitação, o eleitor pode acompanhar o processamento do seu pedido pelo sistema de acompanhamento do Título Net. Quando ele for concluído, não será enviada via impressa do título para a casa da eleitora ou eleitor. Os dados da inscrição, incluindo o local de votação, poderão ser consultados no site do TRE ou no aplicativo e-Título, que pode ser instalado gratuitamente no celular.

As pessoas que não têm acesso à internet ou tiverem dificuldades para usar o Título Net podem agendar atendimento em um cartório eleitoral. O agendamento pode ser feito no site do TRE ou pelo Disque-Eleitor – telefone 148 ou (31) 2116-3600.

O TRE reitera que, devido à pandemia de covid-19, o atendimento presencial ainda está bastante restrito. Por isso, cidadãs e cidadãos devem dar preferência ao atendimento virtual e evitar ir aos cartórios.

É importante lembrar que a coleta da biometria está suspensa. Nas 259 cidades em que a biometria já é obrigatória, quem solicitar atendimento pela internet e ainda não tiver coletado os dados biométricos será convocado para fazer o procedimento quando o atendimento biométrico for retomado.


Veja também

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Siga-nos no Google News

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui