Escolas estaduais fazem adequações para implementação do ensino híbrido

Publicidade

Apenas as escolas das cidades que estão na Onda Amarela poderão ter ensino híbrido.

Após a autorização para o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino, o Estado começou a implementar o modelo de ensino híbrido, com alternância das atividades presenciais e remotas. As unidades estão finalizando as adaptações e intervenções necessárias para que o retorno gradual dos alunos e professores seja seguro para todos, com a aplicação de um checklist criterioso para cumprimento dos protocolos sanitários. 

Até o momento, mais de 75% das escolas estaduais já estão prontas. Das unidades que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental, primeira etapa a retornar às atividades, cerca de 80% estão com as adequações finalizadas.

Resolução SEE 4506/2021, publicada em fevereiro, institui o ensino híbrido como modelo educacional para este ano letivo na rede estadual, e prevê a aplicação dos protocolos de biossegurança da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e as diretrizes estabelecidas pela Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 Nº 129. 

O documento apresenta a necessidade do cumprimento de uma lista de tarefas (checklist) pelo gestor escolar, em cada unidade de ensino, para organizar o ambiente da escola para o recebimento de estudantes e funcionários. Conforme as escolas vão preenchendo todas as tarefas, o checklist é assinado pelo gestor e pelo inspetor escolar.

Publicidade

Retorno seguro

O retorno será seguro, com regras de distanciamento e de higienização; gradual, começando apenas com as turmas do 1° ao 5° ano do ensino fundamental; e facultativo. Cada família decide se quer retornar presencialmente nos municípios que estiverem nas ondas verde e amarela do Plano Minas Consciente, em que a prefeitura não apresentar restrições.

Atualmente, estão em onda amarela as regiões Triângulo Norte e Vale do Aço. Sendo assim, na próxima segunda-feira (14/6), os profissionais da educação de escolas estaduais que oferecem os anos iniciais e estão localizadas nessas regiões retomam o trabalho presencial. Já os alunos voltam no dia 21/6.


Veja também

Siga-nos no Google News

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui