A Copa SP de Futebol Júnior é o pontapé inicial da temporada 2023 do futebol brasileiro

Por Rhafael Almendanha

Publicidade

A tradicional Copa SP de futebol júnior marca o pontapé inicial da temporada 2023 do futebol brasileiro, sendo a maior competição de categorias de base, a Copinha como é conhecida está em sua 53° edição, contando com a participação de 128 equipes de todo o território nacional.

A atual edição não conta com nenhum representante do Sul de Minas, são apenas quatro equipes mineiras participando, as já tradicionais equipes da capital, América MG, Atlético MG e Cruzeiro que estão classificadas para a segunda fase da competição, e conta ainda com a equipe Inter de Minas, da cidade de Itaúna, única equipe representante do interior do estado, que já está eliminada logo na primeira fase da competição.

Muitos craques do nosso futebol se despontaram durante a Copinha, com sua ampla diversidade de equipes, ela representa o “futebol moleque”, resgatando toda a essência e alegria do futebol brasileiro, enchendo de esperança clubes e torcedores com a apresentação em campo de grandes jóias e promessas.

Porém, toda essa magia deve sair de uma vez por todas do imaginário de quem comanda o futebol brasileiro, e de fato se tornar na prática, um reinício do nosso futebol, pois depois de mais uma eliminação precoce em Copa do Mundo, é mais que necessário dar ênfase aos profissionais e atletas de todo o Brasil que não estão na ponta da pirâmide, que com baixos e muitos até sem recursos financeiros, seguem desempenhando seus trabalhos, lapidando bons jogadores, formando cidadãos, é hora de potencializar de verdade quem luta pela melhoria do futebol brasileiro.

A Copa SP de futebol Júnior se encerra no próximo dia 25 de janeiro, até lá vamos cobrar e ter esperança de uma melhoria do futebol brasileiro, desfrutar de muitas histórias, apreciar alguns craques e nos iludirmos com falsas promessas, afinal essa é a magia do futebol.

Publicidade

Sobre Rhafael Almendanha

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Lavras, Rhafael Almendanha é pós-graduando em futebol pela Universidade Federal de Viçosa e analista de desempenho no futebol.

Atua nas diversas áreas da Educação Física, realiza análise de jogos de futebol para atletas e clubes de formação. presta consultoria presencial e online, atende como personal soccer, personal trainer e instrutor de esportes e lazer em aulas de treinamento funcional ao ar livre.

É um bom mineiro de Cristina Sul de Minas, focado em sua profissão e apaixonado por futebol.