Morre Edgard Brito músico da banda Tuatha de Danann

CTuatha de Danann
Edgard Brito
Continua após a publicidade

A Fundação Cultural de Varginha emitiu nota lamentando a morte do músico Edgard Brito.

Nesta quarta-feira, 13 de novembro de 2024, o varginhense Edgard Correa de Brito Neves, 50 anos, tecladista da banda Tuatha de Danann, faleceu vítima de infarto, em São Paulo, onde assistia a um show da banda de Guilherme Arantes.

Nota da Fundação Cultural de Varginha

Continua após a publicidade

Com profundo pesar, a Fundação Cultural de Varginha lamenta o falecimento do músico Edgard Correa de Brito Neto, aos 50 anos, ocorrido nesta quarta-feira (13/11).

O corpo será velado nesta quinta-feira (14/11), a partir das 14h, no Velório Municipal de Varginha e o sepultamento acontecerá no Cemitério Municipal às 16h.

Edgard era tecladista da banda Tuatha de Danann desde 2004 e do novo projeto Tan Pinga ra Tan. A última apresentação dele junto ao grupo aconteceu na Estação Ferroviária no dia 31/10/2024 no projeto 5ª da Boa Música.

Edgard era técnico em piano pelo Conservatório Estadual de Música de Varginha (CEMVA) e especialista em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Dedicou a vida à arte e à cultura varginhense. Lecionou no Conservatório de Música de Varginha, no Conservatório de Música de Três Pontas e na Escola Vivace em Poços de Caldas diversas disciplinas como História da Música, Teclado Eletrônico, Leitura aplicada ao Piano, Imagem Musical, Criação Musical e Apreciação Musical. Foi professor de musicalização de 85 crianças de 04 a 11 anos na zona rural de Varginha para entre 2010 e 2012.

Continua após a publicidade

Foi idealizador no CEMVA dos projetos Belas Quartas e da Semana Villa-Lobos, além de um projeto de eventos musicais na cidade de Varginha chamado Conversa Afinada desde 2010.

Mantinha uma loja dedicada à venda de LPs, CDs, livros e partituras de jazz, MPB, clássicos, Rock, Metal e raridades.

Com o Tuatha de Danann, Edgard gravou os álbuns “Trova di Danú” (2004), “Dawn of a New Sun” (2015), “In Nomine Éireann” (2020) e “The Nameless Cry” (2023), bem como singles, EPs e o trabalho ao vivo “Live Covid Sessions – A Tribute to Martin Walkyier and Skyclad” (2023). Participou também das bandas Braia, Mr. Wizard / Zarg e Kernunna.

Continua após a publicidade

Nota do Editor

O Edgard me deu aula de História da Arte no Conservatório de Varginha, era muito inteligente e um cara incrível!

Sou superfã do Tuatha de Danann e o Edgard era um dos responsáveis pelo trabalho espetacular da banda, era um tecladista fenomenal.

Continua após a publicidade

O Edgard agora está com Deus e deixo aqui meus sentimentos a todos os amigos e familiares. Que Deus os conforte neste momento tão difícil.

Há alguns meses postei um vídeo da banda produzido pelo Edgard, um trabalho incrível que deixo linkado abaixo. A cidade de Varginha perde um grande artista, um músico brilhante, mas sua obra ficará eternizada.

A produção do vídeo foi realizada por Air Room Video Creator, fã do Tuatha de Danann, com a consultoria do tecladista Edgard Brito. “Este formato de vídeo tem sido um dos mais usados pelas bandas atualmente para divulgação. Seria apenas um vídeo despretensioso de um fã, mas depois evoluiu a ideia e descobrimos que todo o vídeo poderia ser animado com imagens que dariam melhor sentido à letra da música. Gostamos muito do resultado e resolvemos oficializar o projeto em homenagem a todos os nossos fãs”, explicou o músico da banda. (Veja a matéria completa aqui).

Continua após a publicidade

Última apresentação

No último dia 31 de outubro tivemos a última apresentação do músico em Varginha (MG), com o novo projeto Tan Pinga ra Tan, na 5ª da Boa Música. Eu como fã estava bem perto do palco e fiz algumas filmagens, o Edgard aparece no canto direito do vídeo, infelizmente pela posição que eu estava filmando, em alguns momentos do vídeo ele é cortado da imagem, mas o som do seu teclado ressalta na música com seu talento indescritível. Sentiremos sua falta Edgard, vai com Deus amigo!

Homenagens

Na internet, vários amigos e fãs da banda se despediram, postando fotos e homenagens ao músico. No perfil oficial do Tuatha de Danann, o vocalista Bruno Maia escreveu um texto de despedida ao amigo, confira abaixo:

Continua após a publicidade

Nunca foi tão difícil postar algo em rede social, pessoal! Nosso irmão, o “Mestre” Edgard, fez sua passagem. Estamos desolados! O Mestre foi com certeza uma das melhores pessoas que pisaram na Terra, um ser humano formidável, parceiro, corajoso, amigo leal e de um talento absurdo e raro. No Tuatha ele criou atmosferas fabulosas, climas únicos, solos e temas fantásticos que só alguém nascido no mesmo dia de Mozart será capaz. É uma perda irreparável não só para a música, o rock eco metal, o mundo perde um ser iluminado! Vá descansar em paz, bardo do infinito! Nós te amamos!

Várias revistas e mídias de música postaram sobre o falecimento do tecladista. A Roadiecrew, a maior revista especializada em rock no Brasil, também fez uma matéria falando sobre a morte do Edgard, confira neste link.

tuatha de danann
Na foto Egard Brito, e seus companheiros de banda Bruno e Geovane (da esquerda para a direita).

Veja mais sobre a banda Tuatha de Danann