Governo lança site para esclarecer dúvidas sobre a vacina contra a Covid-19

Site do Governo de Minas
Minas Gerais entra na quarta etapa da primeira fase de vacinação contra a Covid-19. Foto: Reprodução

O portal reúne informações sobre o número de doses da vacina contra a Covid-19 e expectativa de pessoas a serem vacinadas, por exemplo.

A vacina contra a Covid-19 chegou, e com ela muitas dúvidas sobre o assunto. Para ajudar a população mineira, o governo lançou o site Vacina Minas, para esclarecer todas as dúvida. O site Vacina Minas pode ser acessado neste link.

Criado e desenvolvido por profissionais da Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o portal reúne informações sobre o número de doses, expectativa de pessoas a serem vacinadas e informações sobre os grupos prioritários.

O portal oferece ainda um compilado de perguntas e respostas para esclarecer os principais questionamentos sobre a imunização no estado. Veja, a seguir, algumas das perguntas e respostas presentes no site:

Qual a vacina que será utilizada neste momento na campanha de vacinação covid-19?

No primeiro momento, será utilizada a vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Conforme o Ministério da Saúde for enviando vacinas de outros laboratórios, elas serão integradas à campanha de vacinação de Minas Gerais.

É uma vacina segura?

Sim. Toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação, desde os processos iniciais de desenvolvimento até a produção e a fase final – que é a aplicação –, garantindo assim sua segurança. Todas as vacinas são avaliadas e aprovadas por institutos reguladores muito rígidos e independentes. No Brasil, essa função cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

Quais os critérios utilizados para definição dos grupos prioritários?

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, os critérios utilizados foram: preservação do funcionamento dos serviços de saúde e proteção dos indivíduos com maior risco de desenvolvimento de formas graves e óbitos, seguidos da preservação do funcionamento dos serviços essenciais e da proteção dos indivíduos com maior risco de infecção.

Lembrando que não é preciso fazer nenhum cadastro para receber a vacina contra a Covid-19. Basta aguardar a divulgação da disponibilização da vacina para seu grupo e procurar um posto de vacinação.

Sempre que foi liberada a imunização, o Varginha Digital fará a divulgação. Nos acompanhe aqui e nas nossas redes sociais para ficar sempre bem informado sobre o assunto.


Veja também

Siga-nos nas Redes Sociais

Novos Caminhos: plataforma oferecerá curso de especialização para professores

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!


DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome