Ligação para serviço de prevenção ao suicídio agora é gratuita em todo o país

O trabalho dos voluntários do CVV ajuda na prevenção de suicídio no país. 

A ligação para o 188 passou a ser gratuita em todo país a partir do dia 1 de julho. O número pertence ao Centro de Valorização da Vida – CVV, um órgão sem fins lucrativos que existe para escutar qualquer pessoa que esteja passando por dificuldades, sendo uma grande ferramenta na prevenção de suicídio.

Em 2017 o CVV recebeu 2 milhões de ligações e a previsão é que em 2018 o número  de ligações ultrapasse 2,5 milhões.

Além do 188, o CVV também faz atendimentos presenciais, via chat e e-mail. Também há um grupo de apoio que se reúne mensalmente. No SUS é possível conseguir ajuda psicológica por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

A meta do Ministério da Saúde é reduzir as mortes por suicídio em 10% até 2.020.

Como está a situação no Brasil

O suicídio acontece por impulso, mas antes de chegar a esse ponto há todo um processo que passa por isolamento, desistência de hobbies e atividades de lazer, afastamento da família e amigos. Outro sinal de alerta importante é a depressão e o uso de álcool e drogas.

Dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, mostram que a maior taxa de suicídios no Brasil está entre os idosos acima de 70 anos. Por isso a atenção com os idosos deve ser redobrada. De acordo com os mesmos dados da OMS, no Brasil o suicídio é a quarta causa de mortes entre pessoas de 15 a 29 anos.

Conflitos entre os pais, amigos e preocupação com a escola são temas recorrentes nas ligações de adolescentes feitas ao CVV. Já o medo de não conseguir emprego aflige os jovens.

Compartilhe essa informação para que o serviço chegue ao maior número de pessoas possível.

Confira mais Notícias.

Acompanhe também pelo Facebook e pelo Instagram do Varginha Digital.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome