“Lua de Sangue” poderá ser observada pelos brasileiros no fim de semana em Eclipse.
Os brasileiros poderão ver um eclipse lunar neste fim de semana. O fenômeno, que ocorre quando a Lua é ocultada pela sombra da Terra, está marcado para este domingo (15). Além do eclipse, também ocorrerá a “Lua de Sangue“, que é quando o satélite aparenta ter um tom avermelhado.
Segundo a NASA, países das Américas são os que terão melhor visão do fenômeno. A previsão é de que o efeito possa ser observado por 75 minutos durante a madrugada.
Os brasileiros também poderão observar o eclipse lunar. A previsão é de que o fenômeno dure 75 minutos durante a madrugada de domingo (15) para segunda (16), tendo início às 23h27 (horário de Brasília). As 00h:29 do dia 16 começa o eclipse total e a lua começará a ficar cada vez mais vermelha.
O ápice deve ocorrer às 01h11. A Lua ficará imersa na umbra (região em que não há iluminação direta do sol) até 1h54 quando começará a sair para a penumbra (ponto de transição da sombra para a luz) e voltaremos a assistir o eclipse parcial e depois novamente o penumbral”.
Entenda o eclipse
Para ocorrer o eclipse, Sol, Terra e Lua precisam estar alinhados, com o planeta bloqueando a passagem dos raios solares até o satélite.
“Embora o satélite esteja totalmente imerso na sombra da Terra naquela época, comprimentos de onda vermelhos da luz solar filtram através da atmosfera da Terra e caem sobre a superfície da Lua”, explica a Nasa.

Atualizado em 15/05/2022 as 23h02. Com informações de Yahoo Notícias e G1.com