Eclipse com “Lua de sangue” acontece neste domingo

Publicidade

“Lua de Sangue” poderá ser observada pelos brasileiros no fim de semana em Eclipse.

Os brasileiros poderão ver um eclipse lunar neste fim de semana. O fenômeno, que ocorre quando a Lua é ocultada pela sombra da Terra, está marcado para este domingo (15). Além do eclipse, também ocorrerá a “Lua de Sangue“, que é quando o satélite aparenta ter um tom avermelhado.

Segundo a NASA, países das Américas são os que terão melhor visão do fenômeno. A previsão é de que o efeito possa ser observado por 75 minutos durante a madrugada.

Os brasileiros também poderão observar o eclipse lunar. A previsão é de que o fenômeno dure 75 minutos durante a madrugada de domingo (15) para segunda (16), tendo início às 23h27 (horário de Brasília). As 00h:29 do dia 16 começa o eclipse total e a lua começará a ficar cada vez mais vermelha.

O ápice deve ocorrer às 01h11. A Lua ficará imersa na umbra (região em que não há iluminação direta do sol) até 1h54 quando começará a sair para a penumbra (ponto de transição da sombra para a luz) e voltaremos a assistir o eclipse parcial e depois novamente o penumbral”.

Publicidade

Entenda o eclipse

Para ocorrer o eclipse, Sol, Terra e Lua precisam estar alinhados, com o planeta bloqueando a passagem dos raios solares até o satélite.

Embora o satélite esteja totalmente imerso na sombra da Terra naquela época, comprimentos de onda vermelhos da luz solar filtram através da atmosfera da Terra e caem sobre a superfície da Lua”, explica a Nasa.

Atualizado em 15/05/2022 as 23h02. Com informações de Yahoo Notícias e G1.com

Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga o Varginha Digital no

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui