Lua de Sangue, o mais longo eclipse da Lua deste século, acontece nesta sexta (27)

Na noite desta sexta-feira (27), acontecerá o fenômeno conhecido como Lua de Sangue. O eclipse será o de maior duração do século.

O eclipse total estará visível por 1 hora e 43 minutos no leste da África e no sudeste da Ásia. No Brasil, dependendo da localidade, estará visível por cerca de uma hora.

Não perca este fenômeno mágico!:

Posted by Incrível on Wednesday, July 25, 2018

“Quando a Lua aparecer no horizonte leste brasileiro no final da tarde, ela já estará eclipsada”, explica o astrônomo Gustavo Rojas, pesquisador da Universidade Federal de São Carlos e membro da Sociedade Astronômica Brasileira. “.

Isso porque o início do eclipse total será às 16h30 (horário de Brasília), mas nesse horário a Lua ainda não é visível no Brasil. “Os recifenses serão os primeiros a avistar o eclipse.” Por lá, o astro vai apontar no céu às 17h15. E outras cidades nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul poderão acompanhar a fase total do fenômeno, previsto para terminar às 18h13.

Em algumas cidades brasileiras, a Lua nasce apenas depois das 18h13. Nesses casos será possível observar a fase parcial do eclipse, quando a Lua já tiver saído da região mais escura da sombra terrestre, conhecida como umbra.

A fase parcial termina às 19h19. “Após esse horário ainda será possível acompanhar a fase penumbral, que ocorre até as 20h28. Essa fase, entretanto, é muito sutil e quase imperceptível a olho nu”, explica o astrônomo.

“Para observar o eclipse, procure um local com o horizonte leste desimpedido.” Utilizar binóculos e lunetas pode ser uma boa ideia.

Fonte: Uol

Confira mais Notícias.

Acompanhe as notícias também pelo Facebook e Instagram do Varginha Digital.

Gostaria de receber as notícias do Varginha Digital no seu Whatsapp? Envie uma mensagem para (35) 9 9130-0597 ou clique neste link

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome