Massa polar provoca frio intenso nesta semana

Publicidade

A previsão é que o frio intenso comece nesta quinta-feira, 29 de julho.

Nesta semana todo o país deve ser atingido por uma massa polar que causará frio intenso, que deverá avançar pela Região Sul do Brasil e no decorrer da semana influenciar as temperaturas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e sudoeste da Região Norte.

Na região Sudeste a previsão de declínio acentuado de temperaturas a partir do dia 29 de julho em áreas de São Paulo e se estendendo para as demais áreas do Sudeste nos dias subsequentes. Há chance de geada mais geadas.

As informações são dos Sistema Nacional de Meteorologia (INMET, CPTEC e SIPAM) e foram divulgadas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC, por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD.

Prejuízos na Agricultura

No último dia 20 uma geada, considerada a mais forte dos últimos 27 anos em Minas Gerais, causou muitos prejuízos para os agricultores do Sul de Minas.

Publicidade

A crise motivou uma reunião com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, em Alfenas, que contou com a presença de lideranças da agricultura do estado, produtores e autoridades políticas. “Quando recebi os relatos da geada do dia 20 de julho, fiquei muito preocupada. Sei o esforço para produzir e a frustração de perder a plantação num ano com boas previsões de valores. Viemos aqui para ver, ouvir e achar soluções em conjunto. A geada pegou pontos diferentes e vamos trabalhar em uma solução conjunta com o estado de Minas Gerais, prefeitos e cooperativas”, disse a ministra.

De acordo com o presidente da Coopercam, José Márcio Rocha, a reunião foi importante para entender quais serão os caminhos a serem seguidos a partir deste momento. “A cooperativa é formada por 80% de pequenos produtores, então a situação exige cuidados. Uma lavoura pode levar de três a cinco anos, dependendo do grau da geada, para se recuperar. Portanto, não mediremos esforços para auxiliar os cooperados neste período difícil. Iremos às lavouras atingidas, que fazem parte da área de atuação da Coopercam e faremos laudos técnicos, que mostrem a veracidade do problema”, reforça Rocha

Saúde

O frio intenso também trás preocupações quando aos problemas respiratórios, principalmente porque ainda estamos no meio de uma pandemia. Além do frio, o tempo seco faz aumentar também a poluição do ar, agravando ainda a situação. 

A vacina contra a gripe, que está disponível para toda a população, é extremamente importante. Em Varginha a vacinação acontece nas seguintes Unidades de Saúde:

Unidades Básicas de Saúde

Veja também

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Siga-nos no Google News

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui