Minas Gerais pode ter novos episódios de frio intenso durante inverno

Publicidade

Nos dias de frio intenso a temperatura pode chegar próximo de 0º.

O inverno começou oficialmente hoje, 21 de junho, com o solstício às 6h14. A estação pode ter vários episódios de frio intenso, com temperaturas próximas de 0º, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet.

“O Inmet não descarta essa possibilidade. Nessa época do ano, as massas de ar frio continuam com intensidade moderada a forte no Estado, episódios frios persistem, como aconteceu em maio. Em junho ainda não teve tanto, mas são comuns durante o inverno. Não dá para prever quando ocorrerão, mas a gente não descarta”, disse a meteorologista Anete Fernandes em entrevista ao jornal O Tempo.

A especialista lembrou que dias de frio muito intenso são raros, não ocorriam há quase 50 anos e por isso não há como precisar até quando a temperatura pode abaixar. “Não dá para falar, as massas se propagam durante todo o ano. No período da chuva, a massa sai pelo oceano, mas nessa época do ano (inverno) a massa de ar frio consegue avançar mais e chegar com força”, explicou.

Outro motivo para a chegada dessas massas ar frio atuação do fenômeno conhecido como La Niña, que provoca o resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico. 

Publicidade

Veja mais notícias no Varginha Digital

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui