Minas aguarda notificação do MS sobre dose de reforço para maiores de 18 anos

Publicidade

A partir da notificação oficial, a Secretaria Estadual de Saúde irá fazer o planejamento para aplicação da dose de reforço.

O Ministério da Saúde anunciou, no dia 16 de novembro, a redução do intervalo de tempo para aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 dos atuais seis meses para cinco meses. Também anunciou que todas as pessoas, a partir 18 anos, independentemente do grupo etário ou profissão, poderão receber o reforço.

Diante deste anúncio, a Secretaria Estadual de Minas Gerais – SES – informou que aguarda a notificação oficial do Ministério da Saúde – MS, para iniciar a aplicação de reforço para os maiores de 18 anos. A partir da notificação oficial, a SES irá fazer o planejamento para aplicação da dose de reforço.

Vacinas

Nesta quarta-feira, 17, o governo mineiro anunciou que iniciou a distribuição de mais de 872 mil doses de vacinas contra a Covid-19, referentes ao 67º lote de imunizantes enviado pelo Ministério da Saúde.

A remessa contém 186.705 doses de Astrazeneca, recebidas no fim de semana, e 685.852 doses de Pfizer, com chegadas previstas para esta terça-feira (16/11) e quarta-feira (17/11).

Publicidade

Todas as doses de Astrazeneca são destinadas para completar o esquema vacinal (D2) de pessoas com 18 anos ou mais. O quantitativo é suficiente para atender integralmente a demanda informada pelos municípios à SES por doses do imunizante. 

Já as 685.852 doses da Pfizer são destinadas à aplicação da primeira dose em 28% de adolescentes de 12 a 17 anos, para dose de reforço em 14% de trabalhadores da saúde, e para completar o esquema vacinal (D2) em 100% de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidade.

Todas as doses de Astrazeneca estão sendo transportadas da Central Estadual da Rede de Frio para as Unidades Regionais de Saúde, de onde são repassadas aos municípios. No caso da Pfizer, para melhor conservação do imunizante, parte do lote fica armazenado na Central Estadual da Rede Frio até a retirada pelas URS, segundo a demanda identificada junto aos municípios.

Até 16/11, o percentual de cobertura vacinal contra covid-19 com a primeira dose já ultrapassou 89% da população acima de 12 anos, e a segunda dose ou dose única alcança 70,6% desse público. Minas vacinou com a dose de reforço 1.344.874 pessoas.

Em Varginha até essa quarta-feira, 17, tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 110.129 pessoas, completaram o esquema vacinal 83.808 pessoas e tomaram a dose de reforço 8.833. Já a dose única foi aplicada em 2.615 varginhenses.


Veja também

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Siga-nos no Google News

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui