Minas entra em uma “nova fase” em relação à Covid-19

Publicidade

Nesta nova fase de combate contra a Covid-19 os leitos de UTI deixam de ser exclusivos para o tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus.

Minas Gerais entre em “nova fase” em relação à Covid-19. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, Minas vai “conviver” com a COVID-19 e os leitos abertos durante a pandemia são um legado para o serviço público de saúde .

Isso porque a partir da próxima terça-feira, 590 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) deixarão de ser exclusivos para  pacientes infectados pelo coronavírus,  o que vai aumentar a capacidade total de atendimento. Em Varginha são 20 leitos exclusivos para pacientes que testaram positivo para Covid-19, sendo que até o fechamento desta matéria 10 pacientes estavam internados, necessitando de cuidados intensivos.

“A partir de 1º de março, não existe mais leitos exclusivos de Covid-19 no Brasil. Há uma migração, agora, do que a gente chama de legado. No estado de Minas serão 590 leitos novos entre adultos e pediátricos – 550 adultos e 40 pediátricos – que ficam como legado da pandemia. A gente sai de 2.072 leitos para mais de 2.620 leitos”, disse Baccheretti. Com isso, frisou, a rede SUS do estado aumenta em 26% o número de leitos de UTI”.

Cirurgias Eletivas

O secretário afirmou ainda que o atual momento da pandemia em Minas permite o avanço do programa Opera Mais. A ideia é zerar a fila de pacientes esperando por cirurgias eletivas. Cerca de 370 mil pessoas aguardam por procedimentos.

Publicidade


“Estamos virando mais uma página com a queda desta nova onda e, com isso, temos um novo momento do sistema público de saúde do estado. Isto significa que outras doenças, como infarto, AVC e infecções terão mais leitos disponíveis”, afirmou o secretário de saúde.

Novos protocolos sanitários

Baccheretti informou que o estado vai estabelecer novos protocolos. Esta será outra maneira de categorizar os desdobramentos da Covid-19 no estado.

Ele destacou que a nova metodologia está sendo elaborada a partir de dados mais consistentes sobre o atual cenário. Todas as regiões mineiras seguem na onda verde do plano Minas Consciente.


Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Siga o Varginha Digital no

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui