Programa “Opera mais, Minas Gerais” vai reduzir fila de cirurgias eletivas

Publicidade

A estimativa da Secretaria de Estado de Saúde é de que cerca de 370 mil cirurgias eletivas estejam na fila.

O governo de Minas vai destinar R$ 206,4 milhões em recursos estaduais para o programa “Opera mais, Minas Gerais”. A ideia é diminuir a fila por causa da pandemia da Covid-19, reduzindo ainda o tempo de espera para a realização de cirurgias eletivas.

A redução do número de procedimentos eletivos hospitalares e ambulatoriais ocorreu devido ao cenário epidemiológico da pandemia de Covid-19 no estado em 2020 e 2021.  A estimativa da Secretaria de Estado de Saúde é de que cerca de 370 mil cirurgias eletivas estejam na fila.

Entre o rol de procedimentos eletivos hospitalares e ambulatoriais do Sistema Único de Saúde – SUS, estão as pequenas cirurgias e cirurgias de pele, tecido subcutâneo e mucosa, do aparelho da visão, circulatório, osteomuscular, mama, glândulas endócrinas, das vias aéreas superiores, da face, da cabeça e do pescoço, entre outras.

Cerca de 261 municípios que possuem hospitais que realizam cirurgias eletivas em todo o estado serão beneficiados. Serão 880 tipos de procedimentos contemplados. Também serão incluídos hospitais da rede privada, com o objetivo de operar todo paciente que aguarda por cirurgia.

Publicidade

De acordo com o governador, uma saúde que respeita o cidadão e que não o deixa sem atendimento contribui para a dignidade e o desenvolvimento. “Saúde é fundamental. Muita gente que poderia estar trabalhando e produzindo não pode porque está aguardando uma cirurgia eletiva. Ou então porque tem que cuidar de alguém que aguarda uma cirurgia”, disse Romeu Zema (Novo).


Veja mais notícias de Varginha no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui