Minas Gerais deve flexibilizar uso de máscara somente em 2022

Publicidade

O Estado está fazendo estudos sobre a flexibilização do uso de máscaras.

O Secretário Estadual de Saúde – SES-MG, Fábio Baccheretti, afirmou que o estado não deve flexibilizar o uso da máscara neste ano. Um posicionamento sobre quais são os índices ideais para a medida deve ser divulgado em duas semanas.

De acordo com o secretário, um equipe de especialistas está avaliando os números de casos e mortes dos países europeus para verificar qual é a taxa de vacinação mais adequada para que a máscara possa deixar de ser recomendada em espaços abertos e arejados.

“Estamos verificando o que está acontecendo na Europa para entender qual é o melhor momento para retirar a máscara. Vimos muitos países com 60% da população vacinada desobrigando o uso, mas que depois vivenciaram um aumento de casos”, afirmou o secretário. “A minha expectativa é que isso não aconteça este ano, talvez em janeiro”.

O chefe da pasta chegou dizer que existia a possibilidade de flexibilização do uso da máscara talvez em dezembro, mas com o temor da quarta onda da Covid-19, a decisão foi revista.

Publicidade

Uso da máscara em outros estados

Em São Paulo o uso de máscara será flexibilizado a partir do dia 11 de dezembro. O estado justifica a retirada da obrigatoriedade da máscara em locais abertos por estar com 75% da população completamente imunizada.

No Maranhão, o uso de máscara já foi flexibilizado para locais fechados, desde que a cidade tenha alcançado o índice de 70% da população com esquema vacinal completo. Em locais abertos, o equipamento de segurança passou a ser opcional em todo o estado.

O uso de máscaras em locais abertos também foi liberado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Um decreto municipal, publicado este mês, manteve apenas a obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados e no transporte público. Mas a medida foi contestada pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, que enviaram recomendação à secretaria de Saúde da cidade para que o decreto seja revogado.


Veja também

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Siga-nos no Google News

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui