Minas Gerais tem baixa cobertura vacinal entre crianças de até 1 ano

Campanha Nacional de Vacinação
Foto ilustrativa.

A redução da cobertura vacinal é grave, e o Estado tem atuado para reverter os números.

Minas Gerais não atingiu alcance mínimo recomendado pelo Programa Nacional de Imunização em nenhuma das vacinas recomendadas para crianças de até 1 ano de idade em 2020. A redução da cobertura vacinal acontece desde 2019.

Para a coordenadora Estadual de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG), Josianne Dias Gusmão, a redução da cobertura vacinal é grave, e o Estado tem atuado para reverter os números.

“O dado é bastante preocupante, principalmente neste ano que não tivemos nenhuma das metas alcançadas de janeiro até junho nas vacinas para crianças de até 1 ano. Diante disso, elaboramos uma campanha ‘Vacina Mais Minas Gerais’ para alertar a população sobre os benefícios da vacina e o risco a que as pessoas ficam expostas quando não se vacinam, além de desmistificar fake news relacionadas à vacinação”, explica a coordenadora.

É possível atualizar a carteira de vacinação, independente se há ou não companha de vacinação vigente. Para isso crianças, adolescentes, adultos e idosos precisam comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa e verificar se está com todas as vacinas em dia.

Cobertura vacinal em 2020

O índice de cobertura vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde é que é de 95%. Veja como estão alguns índices de vacinação em Minas Gerais, entre janeiro e 8 de setembro:

– Pneumocócica 10 (contra infecções, entre elas pneumonias), que apresentou a maior cobertura vacinal para essa faixa etária, sendo 66,45%;

– BCG apontam uma queda ainda maior, já que falta menos de quatro meses para encerrar o ano e a cobertura vacinal até agora é de 62,5%;

– Poliomelite a cobertura vacinal de 2020 é de 86,3%; 

Os dados são do Programa Nacional de Imunização, do governo federal.


Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

whatsapp varginha digital noticias

Veja também

Siga-nos nas Redes Sociais

Novos Caminhos: plataforma oferecerá curso de especialização para professores
logo varginha digital

Varginha Digital
Notícias de Varginha e região direto no seu celular.
Informação com credibilidade, Varginha em um clique!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome