Eleições 2022: saiba quem são os candidatos ao governo de Minas Gerais

Confira as propostas dos candidatos ao governo de Minas Gerais.

Com o início da propaganda eleitoral nesta terça-feira, 16, o eleitor terá a oportunidade de conhecer os 10 candidatos que disputam o Governo de Minas Gerais.

Publicidade

Mas se você quer se aprofundar mais antes de decidir quem merecerá seu voto, ler as propostas de governo é um bom caminho. Para ajudar, o Varginha Digital apresenta aqui a proposta de governo de cada candidato para Minas, confira:

Alexandre Kalil (PSD)

Eleito prefeito de Belo Horizonte por dois mandatos, Alexandre Kalil (PSD) deixou a gestão municipal em abril deste ano para se candidatar ao governo de Minas Gerais. Ele tem o apoio do PT, que abriu mão de candidatura própria em Minas para apoiar Kalil.

O vice na chapa de Kalil é o deputado estadual mineiro André Quintão (PT).

A proposta de governo pode ser acessada aqui.

Cabo Paulo Tristão (PMB)

O candidato Cabo Paulo Tristão nasceu de Juiz de Fora, cidade a 283km da capital Belo Horizonte. É casado, tem 36 anos, é policial militar, analista de sistemas e pós-graduado em gestão pública. O candidato a vice é Antônio Otávio da Silva.

Publicidade

A proposta de governo pode ser acessado neste link.

Carlos Viana

Carlos Viana é jornalista e apresentador de TV. Foi eleito para seu primeiro mandato eletivo como senador em 2018. Seu mandato vai até 2027. Elegeu-se pelo PHS e migrou para o PSD antes mesmo da posse. O candidato a vice é Coronel Wanderley.

A proposta de governo pode ser acessada nesta link.

Indira Xavier (UP)

Indira Xavier é natural de Maceió, no Alagoas, local que iniciou a militância no movimento estudantil. Desde lá, é ativista dos Direitos Humanos, atuando na defesa dos direitos à educação e em pautas do direito à cidade e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, Indira atua na coordenação da Casa de Referência da Mulher Tina Martins.

Publicidade

A candidata a vice-governadora é Edna Gonçalves.

A proposta de governo está disponível aqui.

Lorene Figueiredo (PSOL)

Lorene Figueiredo é presidente municipal do PSOL em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Formada em história, possui especialização nas áreas de Educação e Políticas Públicas. Trabalha como professora desde 1985 e, atualmente, leciona na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A candidata a vice-governadora é Ana Paula Azevedo.

A proposta de governo pode ser acessada aqui.

Publicidade

Lourdes Francisco (PCO)

Lourdes Francisco da Costa é filha de agricultores familiares, professora aposentada e artesã. Ela foi militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). O candidato a vice é Sebastião Pessoa.

A proposta de governo pode ser acessada aqui.

Marcus Pestana (PSDB)

Marcus Pestana é economista, ex-deputado federal e ex-presidente do PSDB de Minas Gerais. Ele também foi coordenador da comissão de prévias do PSDB. Pestana anunciou sua pré-candidatura no início do mês de maio.

O candidato a vice é o atual vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant (PSDB).

A proposta de governo pode ser acessada aqui.

Publicidade

Renata Regina (PCB)

Renata Regina é secretária política do partido e também é fotógrafa e doula, atuando pelo parto humanizado. Tem histórico de participação em movimentos de juventude, feminista e populares.

A vice será a professora Tuani Rodrigues, de 33 anos, natural de Itabira e integra o comitê popular dos atingidos pela mineração da cidade.

A proposta de governo pode ser acessada aqui.

Romeu Zema (Novo)

Romeu Zema nasceu em Araxá, no Triângulo Mineiro, e tem 57 anos. Ele é formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. No começo dos anos 1990, assumiu o controle da rede varejista de eletrodomésticos da família e, em 2018, foi eleito governador de Minas Gerais. O candidato a vice é Matheus Simões de Almeida.

A proposta de governo pode ser acessada aqui.

Vanessa Portugal (PSTU)

Vanessa Portugal é professora, militante e sindicalista. Já disputou eleições para vários cargos no executivo e também no legislativo. Nas últimas eleições, Vanessa foi candidata ao Senado. O candidato a vice é Jordano Carvalho, conhecido como Jordano Metalúrgico.

A proposta de governo não está disponível no site do TRE-MG.

Veja mais notícias no Varginha Digital

Publicidade