Programa Jovem de Futuro estará presente em toda rede estadual em 2024.
O Programa Jovem de Futuro será ampliado para mais 12 Superintências Regionais de Ensino (SREs) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Com essa expansão, a partir de 2024 estará presente nas 47 regionais de ensino, atendendo a 2.375 escolas da rede estadual mineira que ofertam o ensino médio.
A novidade foi anunciada pela secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Guimarães Faria, nesta quarta-feira (29/11), durante o 5º Seminário Gestão pela Aprendizagem: Expansão e Consolidação do Circuito de Gestão Mineiro, realizado em Belo Horizonte.
“A expansão mostra como o Jovem de Futuro tem se concretizado como uma importante estratégia política aqui em Minas Gerais. Mas mais do que isso, a consolidação do programa. O que esperamos é o envolvimento de cada um dos diretores das superintendências que estão chegando, alinhando e se integrando com quem já estava. É assim que iremos consolidar este projeto de fato”, destacou a secretária adjunta de Estado de Educação.
Também participaram do evento, a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra; o subsecretário de Articulação Educacional, Gustavo Pedroso; a superintendente de Políticas Pedagógicas, Graziela Trindade; o superintendente de Regulação e Inspeção Escolar da SEE/MG, Paulo Leandro; e a sub-gerente de Implementação de Projetos e Programas Educacionais do Instituto Unibanco, Maju Azevedo; além dos grupos gestores das 12 Superintendências Regionais de Ensino(SREs) que irão implementar a metodologia e representantes das SREs e escolas que já contam o programa.
Os grupos são formados por superintendentes, diretores, coordenadores de Inspeção Escolar, inspetores escolares, analistas do EMTI da SRE, e um analista que será referência do programa na regional.
Atualmente, 35 SREs que coordenam 1.971 unidades estaduais de ensino já contam com a iniciativa. O objetivo é auxiliar os gestores nas ações e no desenvolvimento de planos estratégicos para diminuir a evasão escolar, por meio do programa da Busca Ativa, da Recomposição das Aprendizagens, e outras ações pertinentes que possam ajudar a melhorar os indicadores educacionais da rede, a partir de propostas pedagógicas.
“O programa tem foco na gestão, visa a melhoria das aprendizagens à medida em que atua para fortalecer o trabalho em prol do nosso compromisso de assegurar o acesso à permanência e aprendizagem dos nossos estudantes”, explica a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Graziela Trindade.
O seminário mobilizou os profissionais da educação para embarcarem nessa estratégia de gestão das escolas de Ensino Médio, que é o Circuito de Gestão Mineiro. Já as atividades de formação, que irão acontecer ao longo da tarde desta semana, têm foco na preparação dos gestores regionais e inspetores escolares das SRE para a implementação do Circuito de Gestão Mineiro nas SRE e nas escolas.
Experiências compartilhadas
A perspectiva da formação é disponibilizar repertórios relevantes que compõem o Circuito de Gestão Mineiro na escola e na SRE, partindo dos saberes e das práticas que os profissionais já têm e realizam. No dia 28, aproveitando a oportunidade desse momento de expansão, foi realizado um encontro de compartilhamento de saberes e práticas entre 100 gestores escolares e aproximadamente 40 gestores e técnicos das 12 SRE, que já implementam o Circuito de Gestão Mineiro desde 2019.
O encontro é a culminância de processo de Tutoria em Gestão Educacional e Escolar, uma ação de assessoria técnica contínua e estruturada, realizada desde julho deste ano, por meio de encontros virtuais e presenciais.
Jovem de Futuro
O programa foi implementado pela SEE/MG, em parceria com o Instituto Unibanco, em 2019, disponibilizando para escolas, regionais e o Órgão Central da SEE/MG, metodologia e instrumentos que dão suporte ao trabalho de gestão pela melhoria da aprendizagem.
“Para nós, é uma honra e um grande aprendizado termos a Secretaria de Educação de Minas Gerais como parceira. A partir dos conhecimentos adquiridos no trabalho com os profissionais da rede e dos aprendizados durante o desenvolvimento das atividades do programa, podemos corrigir rotas e aprimorar os métodos e ações pela aprendizagem dos estudantes mineiros”, explicou Maju Azevedo representante do Instituto Unibanco na colaboração da iniciativa.
As ações do Jovem de Futuro estão estruturadas em cinco eixos – governança, assessoria técnica, formação, mobilização e gestão do conhecimento, que se articulam por meio do método Circuito de Gestão.
Fonte Secretaria de Educação de Minas Gerais
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