Pesquisa da Fecomércio MG aponta entusiasmo do Comércio para vendas de Natal em 2024

Pesquisa "Expectativa de Vendas Natal 2024" da Fecomércio MG
Comerciantes estão otimistas em relação às vendas de Natal em 2024, segundo pesquisa da Fecomércio MG. / Imagem de divulgação.
Continua após a publicidade

A pesquisa “Expectativa de Vendas Natal 2024” da Fecomércio MG aponta entusiasmo do Comércio para o Natal.

Para 49,1% dos empresários do comércio de Minas Gerais, as vendas de Natal serão melhores do que as do ano passado e serão satisfatórias para 72,5% dos que acham que serão iguais às de 2023. As vendas serão piores de acordo com 20% dos entrevistados. Os números são da pesquisa Expectativa de Vendas Natal 2024, realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG com comerciantes de todas as regiões do estado, que também constatou que a data impacta 84,5% dos estabelecimentos. 

A boa expectativa para a data leva mais da metade dos empresários (53,1%) a acreditarem que o último trimestre do ano vai superar o desempenho do mesmo período de 2023. Os resultados do quarto trimestre de 2024 serão satisfatórios para 76,7% dos comerciantes mineiros que dizem que o período deverá repetir o desempenho de 2023. Os motivos para o otimismo são, em primeiro lugar, a expectativa/confiança dos empresários (40,7%), em segundo, o valor afetivo da data (29,3%) e, em terceiro, o aquecimento do comércio (26,3%).   

Continua após a publicidade

O consumidor deverá ir às compras às vésperas do Natal, conforme 71,0% dos empresários. Esta percepção leva cerca de 80% dos comerciantes ouvidos a lançarem mão de ações para atrair o cliente para seu negócio, sendo que 47,0% informam que farão propaganda e 32,7%, promoções e liquidações. As indicações para o tíquete médio variam, sendo que 34,9% dos empresários apostam em desembolso de 100 a 300 reais por cliente.

Os produtos alimentícios devem puxar as vendas (22,8%) seguidos de roupas (20,3%) e bebidas (14%). Para aproximadamente 30% das empresas que vendem online, as maiores saídas serão: roupas, produtos alimentícios, calçados e bebidas. Já as principais modalidades de pagamento das compras de Natal deverão ser, nesta ordem, cartão de crédito parcelado, cartão de crédito à vista, pix, cartão de débito e carnê. 

À época da realização da pesquisa, entre os dias 14 e 26 de novembro, 46,5% dos comerciantes do estado já estavam com os estoques preparados para o Natal e 36,3% aguardavam a chegada dos produtos pedidos. Somente 16,6% não haviam feito os pedidos. 

Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca a importância do período do Natal para os setores do comércio, serviços e turismo. “O Natal é a data comemorativa mais expressiva para o calendário varejista no ano. Essa data é marcada por um valor afetivo muito grande e boa parte dos consumidores vão às compras em busca de presentes, itens para festas, viagens de final de ano, entre outros. É imprescindível destacar que os impactos positivos do Natal vão muito além do comércio varejista, movimentando também o setor de serviços e o turismo”, explica Martins.

Sobre a Fecomércio MG

Continua após a publicidade

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.