Até a próxima segunda-feira, 12, os policiais militares mineiros começaram a usar câmeras portáteis acopladas às fardas.
Até segunda-feira, 12, todos os policiais militares mineiros começarão a usar câmeras portáteis acopladas às fardas. De acordo com a corporação, parte dos equipamentos já estão em utilização.
Publicidade
Ao todo, são 1.040 equipamentos adquiridos para serem usados por mais de 4 mil policiais em turnos alternados. As câmeras com acesso à internet são capazes de filmar, fotografar, transmitir em tempo real e oferecer a localização dos policiais por georreferenciamento.
O Governo de Minas informou que foram investidos cerca de R$ 2,4 milhões no projeto. O valor contempla a aquisição das câmeras, 65 unidades de docas para fazer o download das imagens e a recarga dos equipamentos, e ainda 1.040 pistolas de impulso elétrico, instrumentos de menor potencial ofensivo para auxiliar os militares em ações de defesa pessoal e de imobilização de suspeitos.
Os equipamentos foram entregues durante solenidade em 24 de novembro que contou com a presença do secretário-geral do Estado e vice-governador eleito, Matheus Simões, e do comandante da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues.
Uso das câmeras
O equipamento, também conhecido como BodyCam, será acoplado à farda do policial, permitindo a filmagem de todas as ações operacionais. As câmeras podem filmar, fotografar, transmitir em tempo real, oferecer a localização por meio de GPS e possuem acesso à internet. As imagens feitas pelas câmeras não podem ser apagadas.
Durante o projeto-piloto foram realizados testes em várias unidades da capital e também do interior em unidades operacionais e especializadas.
Publicidade
Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rodrigo Souza Rodrigues, os policiais que utilizarão as câmeras serão preparados por meio de treinamentos, que foram iniciados com a realização do seminário.
“O kit vai potencializar a segurança do policial e ajudar na produção de provas para a cadeia de custódia durante a atuação policial. Para tal estamos preparando nossos policiais para que assim que os equipamentos forem recebidos eles estejam aptos a utilizá-los imediatamente” explicou.