Prazo para realizar o Censo Previdenciário termina nesta sexta (15), veja como fazer

Publicidade

Prazo para realizar o Censo Previdenciário termina nesta sexta-feira (15/12). Mais de 88 mil pessoas ainda não realizaram o procedimento e poderão ter o pagamento do benefício suspenso provisoriamente.

Nesta sexta-feira (15/12), termina o prazo do para que servidores efetivos ativos do Poder Executivo Estadual, aposentados ou afastados preliminarmente do Poder Executivo Estadual e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) realizem o Censo do Regime Próprio de Previdência Social de Minas Gerais (RPPS-MG) – o Censo Previdenciário.

O procedimento é obrigatório e deve ser realizado online por meio do site do Ipsemg ou neste link.

O Censo tem como finalidade realizar o levantamento dos dados cadastrais dos segurados e beneficiários do RPPS-MG e subsidiar a criação, atualização e consolidação do Cadastro Nacional de Previdência.

Em vigor desde junho, mais de 88 mil pessoas ainda não realizaram a atualização de suas informações previstas no procedimento e poderão ter a suspensão provisória do pagamento do benefício e/ou punição administrativa.

O Ipsemg está ampliando as possibilidades para que todos realizem o Censo nesta reta final” destaca o diretor de Previdência do Ipsemg, Diogo Leite.

Apesar de ser um procedimento totalmente online, colocamos pontos de atendimento presenciais nas unidades próprias do instituto, em Belo Horizonte – Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), Centro de Especialidades Médicas (CEM) e Gerência Odontológica (Geodont), além dos locais já disponíveis em todo o estado” completou.

Onde fazer o Censo presencialmente

  • CEM e HGIP
    Dias: 4/12 a 15/12
    Horário: 9h às 18h, com intervalo no horário de almoço
  • Geodont
    Dia: 12 e 13/12 (terças e quartas)
    Horário: 9h às 18h, com intervalo no horário de almoço
  • Unidades Regionais do Ipsemg: é necessário agendamento prévio pelo portal de serviços do Governo de Minas (https://www.mg.gov.br) ou MG App. Clique aqui para ver os endereços das unidades do instituto
  • Superintendências Regionais de Ensino (SRE): clique aqui para ver os endereços das SREs
  • Escolas estaduais cadastradas com pontos focais

Como fazer o Censo

Publicidade

  • Acesse o site do Ipsemg (www.ipsemg.mg.gov.br), clique no banner principal ou role a página até o final e clique no selo do Censo RPPS-MG
  • Na página do sistema do censo, insira o CPF e senha (mesma senha do Portal do Servidor – site de consulta ao contracheque ou do Sistema Eletrônico de Informações – SEI) ou ainda login de acesso ao portal www.gov.br
  • O sistema irá direcionar para a página onde constam seus dados pessoais e o questionário a ser validado
  • Realizado o preenchimento de todos os campos do formulário, clique em “salvar”
  • Ao final, o sistema apresentará a confirmação de realização do censo e o número do protocolo
  • O site do Ipsemg dispõe de cartilhas e vídeos explicativos sobre o uso do sistema para atualização das informações e outras orientações. Clique na página de Serviços > Previdência > Censo Cadastral Previdenciário.

Fonte: Agência Minas

Publicidade