Um celular é furtado a cada 13 minutos em Minas Gerais

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

A cada 13 minutos um celular é furtado em Minas Gerais, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – Sejusp. Somente de janeiro a junho foram 19.668 aparelhos furtados. O número representa um aumento de 24,5% em relação ao mesmo período de 2021 (15.791).

Publicidade

Por outro lado o número de roubos, ou seja, a subtração de bens que envolve violência e/ou grave ameaça, diminuiu. De janeiro a junho 6.866 celulares foram roubados. No mesmo período de 2021 foram 7.197, o que representa queda de 4,5%.

A porta-voz da sala de imprensa da Polícia Militar (PM), a Major Layla Brunella, afirma que o crescimento dos furtos de celulares está relacionado à maior circulação de pessoas nos centros comerciais neste ano, com a flexibilização das medidas contra a Covid-19. Os criminosos usam de oportunidade para cometer o delito.

Outro fator que fator é que as pessoas andam distraídas pelas ruas, com bolsas viradas para trás e celulares no bolso traseiro, o que as torna vítimas em potencial, sobretudo em lugares com grande aglomeração.

“Muitas vezes uma distração, um descuido com os pertences pessoais, faz com que a pessoa não se dê conta do furto. Nesses casos, o autor não aparece para a vítima. É muito importante que as pessoas estejam atentas, que olhem ao redor, que vigiem e não que sejam vigiadas”, diz a Major Layla Brunella.

Veja mais notícias no Varginha Digital

Publicidade