Lindon Lopes é empossado pela Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências

Publicidade

O Diretor do Museu Municipal, Lindon Lopes, passa a ocupar a cadeira nº 01, que pertencia ao artista plástico Michele Tommazi Vanzetti.

Em cerimônia realizada na noite da última quinta-feira, 28 de abril, a Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC) empossou o jornalista, empreendedor cultural, ator, colunista social e diretor do Museu Municipal Lindon Lopes da Silva.

A solenidade de posse do novo acadêmico foi conduzida pelo presidente da AVLAC, Leandro Rabelo Acayaba de Rezende, e aconteceu no Plenário Jacy de Figueiredo da Câmara Municipal de Varginha.

Lindon Lopes passa a ocupar a cadeira nº 01, que pertencia ao artista plástico Michele Tommazi Vanzetti e cujo patrono é o poeta mineiro e professor universitário Honório Armond.

A cerimônia contou com a presença de acadêmicos, autoridades, familiares e representantes do setor artístico e cultural de Varginha. Dentre as autoridades, destaca-se a participação do ex-prefeito Antônio Silva; da ex-secretária municipal de Educação, Rosana Carvalho; e do vereador Apoliano Rios.

Publicidade

A AVLAC, fundada em 21 de fevereiro de 1960, é uma associação cultural da sociedade civil, sem fins lucrativos, composta por quarenta cadeiras, cuja finalidade principal é preservar, promover, incentivar e divulgar atividades culturais, artísticas, literárias e científicas, cultivando a norma culta da Língua Portuguesa.

Posse Lindon Lopes AVLAC

Perfil do acadêmico

Lindon Lopes
Lindon Lopes

Lindon Lopes da Silva nasceu em 25 de abril de 1969 em Elói Mendes, Minas Gerais, mas desde seu nascimento é residente e domiciliado em Varginha. É filho de José Lopes da Silva e Maria Conceição Deolina Silva, que atuavam nas artes circenses, no Circo Índio Brasil, sendo seu pai palhaço e sua mãe, partner, atriz e trapezista. Lindon nasceu muito pequeno, o que exigiu cuidados médicos, tendo sua família por orientação do médico Dr. José Marcos de Rezende Filho se mudado para Varginha e interrompido as atividades circenses.

Lindon é jornalista, empreendedor cultural, ator, colunista social e diretor do Museu Municipal de Varginha. Iniciou sua carreira como ator no teatro em 13 de agosto de 1987, e daquela data até o presente momento, já atuou em mais de 30 peças teatrais adultas e infantis, com milhares de apresentações em escolas, teatros, praças, em todo o Brasil. Em Varginha foi um dos pioneiros a ter o título de ator profissional sindicalizado pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais.

Em 1995, produziu o espetáculo “Planeta dos Espantalhos” que levou o nome de Varginha para 168 cidades de Minas Gerais com mais de 1.822 apresentações. Em 2010, o espetáculo venceu uma concorrência no Shopping Continental em São Paulo e permaneceu em cartaz com sucesso de público e crítica. Foi empreendedor do “Festival Nacional de Teatro de Varginha” que está na 14ª edição projetando os meios teatrais da cidade em todo Brasil. Produziu também inúmeros festivais de dança e poesia.

A carreira como colunista social começou em 1988 no Jornal Correio do Sul. Durante mais de 20 anos escreveu colunas para os jornais Gazeta de Varginha, Jornal do Sul de Minas, A Folha de Varginha, Jornal Momento de Minas, Jornal de Domingo, Blog do Madeira e Jornal Varginha News.

Foi presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural e diretor do Museu Municipal entre 2017 e 2018. Em 2019, foi convidado pelo prefeito Antônio Silva para tomar posse como diretor-superintendente da Fundação Cultural de Varginha, tendo sido o primeiro artista a exercer o cargo público mais elevado do setor cultural do município de Varginha. Em 2019, também ocupou os cargos de presidente do Conselho de Programação da Rádio Melodia e TV Princesa e do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Varginha (Codepac), ambos ligados a Fundação Cultural.

Entre 2005 e 2011, foi presidente da Associação Artística Janet Finatti, tendo ampla experiência na elaboração de atas, aprovação das mesmas perante os órgãos públicos, Cartório, Receita Federal, etc. Atualmente, está cursando o curso de graduação em Produção Cultural, ocupa pela segunda vez o cargo de diretor do Museu Municipal e prepara para o lançamento do livro infantil de sua autoria intitulado “O Planeta dos Espantalhos” tendo como coautor seu amigo/irmão Adão Marcos Misael.

Veja mais notícias no Varginha Digital

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui