Alunas de Medicina Veterinária organizam I Ciclo de Palestras sobre Medicina Felina

medicina felina

O I Ciclo de Palestras em Medicina Felina, tem como objetivo promover um evento online e gratuito sobre a área e suas particularidades, trazendo assuntos relevantes e atuais sobre a espécie.

As alunas Bruna Carioca e Karoline Alves, respectivamente estudantes do quinto e oitavo período do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário do Sul de Minas, estão organizando o primeiro Ciclo de Palestras que irá abordar conteúdos e práticas da Medicina Felina.

Apaixonadas pela espécie felina, as universitárias tomaram a iniciativa de organizar um evento totalmente voltado para a Medicina Felina, com suporte da coordenação do curso.

O crescente interesse de pessoas na adoção de gatos vem contribuindo no aumento do número de felinos na clínica veterinária, deste modo torna-se fundamental o desenvolvimento de atividades acadêmicas que proporcionem aos futuros médicos veterinários o conhecimento das particularidades da espécie“, destacou a aluna Bruna Carioca.

O I Ciclo de Palestras em Medicina Felina, tem como objetivo promover um evento online e gratuito sobre a área e suas particularidades, trazendo assuntos relevantes e atuais sobre a espécie. Os temas abordados são atuais e de extrema relevância para a clínica médica de felinos.

Um dos intuitos do evento é mostrar para a comunidade acadêmica que o gato não é um cachorro pequeno. São espécies diferentes com particularidades e necessidades diferentes. Com isso é dever do médico veterinário atender essa espécie da melhor maneira possível, prezando sempre pelo bem-estar animal“, ressaltou o Médico Veterinário Breno Alves. 

A programação do evento conta com palestrantes de renome na área da medicina felina, selecionados por se destacarem em suas respectivas áreas de atuação que englobam a espécie felina.

Esse evento é muito importante para mim pois além de trazer atualizações da área de medicina felina, experiências diversas de outros médicos veterinários e proporcionar conteúdo educacional exclusivo para tal espécie, é o primeiro evento, de muitos, acredito eu. O Ciclo de Palestras em Medicina Felina vem nos fazer abrir a mente sobre como devemos entender o paciente felino na nossa rotina clínica, melhorando sempre o bem-estar do paciente e eficiência no atendimento, no manejo correto, nos diagnósticos e muitas outras ocasiões“, afirmou a aluna Karoline Alves.

O I Ciclo de Palestras em Medicina Felina acontece entre os dias 16 e 18 de junho, de forma virtual e gratuita. O evento é destinado a estudantes de Medicina Veterinária e profissionais da área. Para participar basta fazer a inscrição clicando aqui. No dia do evento os inscritos receberão o link da palestra por e-mail.

Confira abaixo a programação do I Ciclo de Palestras em Medicina Felina:

16/06 – 19h 

Palestrante: Dr. Philipi Coutinho de Souza – Médico Veterinário formado pela Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas); Mestrado em Ciências Médicas (Unicamp); Professor e Coordenador do Hospital Veterinário da Unifenas.

Palestra: Síndrome de Pandora.

16/06 – 20:30h

Palestrante: Dra. Fernanda dos Santos Alves – Médica Veterinária (UFMG); Especialização em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais; Mestre em Ciência Animal (UFMG); Doutora em Ciência Animal (UFMG); Médica Veterinária da Clínica Escola de Medicina Veterinária Newton Paiva.

Palestra: Emergências em felinos: inspira, respira e não pira!

17/06 – 19h 

Palestrante: Dra. Débora Nogueira Paulino – Médica Veterinária (Universidade Anhembi); Pós-graduada em Clínica e Cirurgia de Felinos (Equalis); Pós-graduada em Advanced Feline Behaviour (ISFM); Docente no Curso Técnico de Veterinária no Colégio Tableau e na Pós-graduação em Clínica de Felinos (Famesp); Criadora da Mais Gato.

Palestra: Compreendendo e aplicando o conceito de Cat Friendly.

18/06 – 19h

Palestrante: Dr. João Luis Baqui Dias – Médico Veterinário (UFRRJ); Pós-graduação em Patologia Clínica (Instituto Qualittas); Mestrando na área de Clínica Veterinária com Ênfase em Patologia Clínica (UNESP); Sócio proprietário da Medicina Laboratorial Veterinária (LABIN); Docente e Patologista Clínico Veterinário na UNIFACCAMP; Docente na Pós-graduação em Patologia Clínica (UFAPE Intercursos).

Palestra: Leucograma de estresse em felinos: como suspeitar e diferenciar de outros processos?

18/06 – 20:30h 

Palestrante: Dra. Renata Novais Mencalha – Médica Veterinária (UFRRJ); Foi residente em Dermatologia de pequenos animais no hospital veterinário da UFRRJ; Mestre e Doutora pela UFRRJ; Professora de graduação e Pós-graduação no UNIFAA e coordenadora da Pós-graduação em Clínica Médica de Animais de Companhia; Atua no atendimento de dermatologia de cães e gatos no Rio de Janeiro; Autora do Atlas de Dermatologia em Cães e Gatos de A a Z.Palestra: Diagnóstico diferencial do prurido em felinos.


Veja também

whatsapp varginha digital noticias
logo varginha digital

Acompanhe as melhores notícias diariamente aqui no Varginha Digital.
Informação com credibilidade sobre Varginha e região direto no seu celular.
Varginha em um clique!

Siga-nos nas Redes Sociais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome