Estudantes conhecem a Estação Ferroviária de Varginha

Foto: Agnaldo Montesso

Os estudantes conheceram ainda a Fundação Cultural e a Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências.

Um grupo de estudantes do 3º ano do Ensino Médio da E.E. Pedro de Alcântara visitou na  segunda-feira, 16, as dependências da Estação Ferroviária.

Parte do projeto “A importância da ferrovia para o desenvolvimento do Sul de Minas”, coordenado pelos professores Andreia Shimizu, de sociologia; Frederick Manso, de Física; e Wanderson Boareto, de História, a visita visa ajudar na construção da identidade dos alunos, uma das propostas da iniciativa é trazer um engajamento cívico perante a sociedade. “Eu era um varginhense, sem ser varginhense! Eu não conhecia nada da história daqui. E agora sabendo como é, eu dou muito mais importância atualmente para minha cidade. Dá um zelo muito maior”, afirma Pedro Henrique Tavares, de 17 anos.

Os estudantes e os professores conversaram com escritor e presidente da AVLAC, José Roberto Sales, que explicou a eles a importância história do local para o crescimento de Varginha, não apenas econômico, mas também cultural e social. “Eles tiveram contato com a nossa história com o objetivo de desenvolver dentro deles esse sentimento de pertencimento a esta comunidade e esta partilha da identidade cultural varginhense”, afirma o presidente da Academia de Letras.

“É uma forma da Academia contribuir com a sociedade como todo por meio da formação destes alunos que são o futuro da cidade”, explica o professor Wanderson Boareto, que também faz parte da Academia Varginhense de Letras.

Para João Paulo de Oliveira Silva, diretor da Escola, a iniciativa tenta traduzir para o estudante a questão da valorização do nosso espaço. “A partir do momento que eu conheço a cidade, as suas histórias, as suas raízes, eu consigo gostar mais, valorizar mais e entender mais o seu crescimento”, reforça João Paulo de Oliveira Silva.

Comente e Compartilhe!

Veja mais Notícias de Varginha.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome