Os três CAPS’s, dentro de cada modalidade, atendem pessoas com transtorno mental grave e/ou pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas.
As três unidades do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS’s em Varginha continuam com o atendimento mesmo durante o período da pandemia da COVID-19. A única alteração foi a “permanência dia” dos pacientes, ou seja, houve a redução do número das pessoas atendidas em permanência para evitar aglomeração e contágio pelo coronavírus.
São três CAPSs – Infanto Juvenil, Álcool e Drogas, e Adulto – que realizam avaliações. Não é necessário ter encaminhamento para o acolhimento inicial.
Os três CAPS’s, dentro de cada modalidade, atendem pessoas com transtorno mental grave e/ou pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas, e oferecem atendimento especializado em saúde mental com equipe multiprofissional composta por psiquiatras, psicólogos, terapeuta ocupacional, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, farmacêutico, entre outros profissionais de apoio administrativo e de limpeza.
Os três CAPS em Varginha são os seguintes:
CAPS Infanto Juvenil
Rua Santa Margarida, 188 – Bom Pastor
Tel: 3690-2201 / 3690-2236
Público atendido: Menores de idade com transtorno mental grave e/ou em uso prejudicial de álcool e outras drogas.
CAPS Álcool e Drogas
Rua Campanha, 255 – Jardim Andere
Tel: 3690-2770 / 3214-8927
Público atendido: Maiores de 18 anos em uso prejudicial de álcool e drogas.
CAPS Adulto
Rua Aristides Paiva, 20 – Vila Paiva
Tel: 3690-2770 / 3690-2731
Público atendido: Maiores de 18 anos com transtorno mental grave.
Tire suas dúvidas sobre o atendimento no CAPS:
Posso ir em qualquer um dos CAPS?
Para ter acesso ao CAPS basta que procure o serviço, por demanda espontânea ou ser encaminhado por alguma unidade de saúde.
Quem permanece no CAPS?
Permanecem somente os pacientes diagnosticados com transtorno mental grave e assim que o quadro geral estiver estável a pessoa é encaminhada para dar continuidade ao tratamento em sua unidade básica de saúde.
Consigo manter meu tratamento na unidade de saúde?
Sim. O médico da unidade de saúde poderá manter a medicação se assim for indicado e também conta com o matriciamento especializado em saúde mental com a participação de um representante de cada CAPS e médico psiquiatra.
O que é matriciamento?
São reuniões quando são criados os planos terapêuticos para cada pessoa conforme discussão com os profissionais especializados em saúde mental.
Tenho acesso a atendimento psicológico na atenção básica ou no meu postinho?
Estamos iniciando o serviço de equipe especializada em saúde mental, composta por psiquiatra e psicólogos inicialmente. Funcionam em quatro Policlínicas: Bom Pastor, Barcelona, Santana e Canaã.
Posso procurar direto a equipe especializada em saúde mental?
Deve primeiro procurar o seu PSF ou UBS de origem e passar por avaliação e se o profissional que avaliar achar necessário irá conversar no matriciamento quando será orientada a melhor conduta para cada situação