Câmara de Varginha concede Comenda “Zumbi dos Palmares” no Dia da Consciência Negra

Publicidade

No Dia da Consciência Negra a Câmara de Varginha concedeu duas Comendas “Zumbi dos Palmares”, veja quem foram homenageados.

Na noite desta última segunda-feira, 20 de novembro – Dia da Consciência Negra, duas comendas “Zumbi dos Palmares” foram entregues na Câmara de Varginha.

O primeiro homenageado foi o Dr. José Martins Sobrinho, conhecido como Zé pretinho, primeiro advogado negro de Varginha e região e que recebeu a comenda do vereador Professor Rodrigo Naves.

Publicidade

Essa comenda foi criada para valorizar o povo preto dessa cidade. Mostrar que nós temos respeito, consciência desse pessoal que aqui chegou, se instaurou, mora aqui e faz a diferença da nossa cidade. E isso em todo o Brasil. Hoje eu faço com muito prazer, com muito orgulho, reconhecer o primeiro advogado negro da nossa cidade. O dia de hoje é mais do que uma homenagem, é um compromisso com a igualdade e a justiça”, disse Rodrigo Naves, vereador propositor da homenagem concedida ao Zé pretinho.

Logo em seguida, a advogada Dra. Shirley dos Reis Teodoro, recebeu a homenagem entregue pelo vereador Dudu Ottoni. “Dra Shirley é vice-presidente da 20ª Subseção da OAB de Varginha e é uma mulher que demonstra, pela sua carreira e currículo, demonstra que é um grande exemplo de se é possível vencer através dos estudos. Sua luta contra o racismo tem o nosso apoio e vamos juntos em busca de políticas públicas que nos ajudem a enfrentar esse crime que inacreditavelmente ainda ocorre em pleno século XXI. Parabéns por sua trajetória e por tudo que representa”, disse Dudu.

COMENDA ZUMBI DOS PALMARES

Zumbi dos Palmares é uma das maiores personalidades que representa a força e a luta da população negra no Brasil e morreu no dia 20 de novembro de 1695. Devido à sua importância na luta contra o racismo e opressão, e por sua representatividade na história, foi criada a Comenda Zumbi dos Palmares – homenagem entregue a pessoas, entidades e movimentos que atuam na defesa e na promoção dos direitos da população negra.

Publicidade

Veja as fotos e aproveite para seguir o Varginha Digital no Instagram!

Publicidade