Mochileiros de Minas: Casal de Varginha sobe o Pico da Bandeira

O casal varginhense, criadores do perfil Mochileiros de Minas, subiu o Pico da Bandeira, terceiro ponto mais alto do país, veja como foi a experiência.

Apaixonados por aventuras e natureza, o casal Henrique Avellar e Mary Veloso, criadores do perfil Mochileiros de Minas nas redes sociais, realizaram recentemente um dos seus maiores sonhos: alcançar o cume do Pico da Bandeira, o terceiro ponto mais alto do Brasil, com 2.892 metros de altitude.

Publicidade

Mochileiros de Minas
Mochileiros de Minas no Pico da Bandeira | Imagem de reprodução

Preparação para o desafio

A jornada para o Pico da Bandeira exigiu meses de preparação física e mental. “Subir uma montanha não é como fazer uma caminhada no parque. É preciso estar preparado para o esforço físico e mental que essa atividade exige“, afirma Henrique.

O casal dedicou-se a exercícios diários para fortalecer joelhos e costas, além de seguir um plano alimentar elaborado por nutricionista para garantir a adaptação do organismo à altitude.

A conquista do cume

O casal seguiu de carro por mais de 600km até Alto Caparaó, na divisa com o Espírito Santo. Lá, acessaram o Parque Nacional do Caparaó e seguiram até a Tronqueira. Com mochilas carregadas de equipamentos, barraca, sacos de dormir, comida e tudo o necessário para a expedição, Henrique e Mary iniciaram a trilha de 3,7 km até o terreirão, local escolhido para montar acampamento.

Publicidade

Apesar do frio de 7°C (que chegou a 0°C na semana anterior), o casal aproveitou a noite para descansar e se preparar para o último trecho da subida, que começou às 2h30 da madrugada.

Os 3,2 km finais foram os mais desafiadores, com terreno pedregoso, íngreme e com pouca iluminação. “Era preciso ter muita atenção, lidar com o frio intenso e o cansaço, mas a vontade de alcançar o cume nos impulsionava“, relata Mary.

Após horas de superação, finalmente, às 5h20 da manhã, Henrique e Mary alcançaram o Pico da Bandeira. A sensação? Indescritível! “A vista lá de cima é algo que jamais esqueceremos. Nem fotos e vídeos conseguem capturar a beleza daquele momento“, conta Mary, emocionada.

Novos horizontes

Publicidade

Com o Pico da Bandeira conquistado, o casal já traça planos para novas aventuras. “O Brasil tem lugares incríveis para serem explorados, e queremos mostrar isso para nossos seguidores“, afirma Henrique.

Para acompanhar as próximas expedições de Henrique e Mary, siga o Mochileiros de Minas no Instagram, YouTube e Tik Tok. Prepare-se para se inspirar e descobrir as belezas do nosso país!

Veja as imagens abaixo e aproveite para seguir o Varginha Digital no Instagram!